Processo de asilo dos EUA interrompido! Trump planeja reforma drástica na imigração
O USCIS suspende as decisões de asilo que aguardam revisão enquanto Trump propõe a migração de países do terceiro mundo.

Processo de asilo dos EUA interrompido! Trump planeja reforma drástica na imigração
Todos os dias conhecemos os desafios enfrentados pelos imigrantes e requerentes de asilo nos Estados Unidos. Uma nova decisão das autoridades de imigração dos EUA, USCIS, está agora a trazer mais confusão e incerteza do que clareza. De novo Correio do Norte relatórios, o USCIS suspendeu todas as decisões de asilo por enquanto. Esta pausa aplica-se até que seja realizada uma verificação abrangente de todos os estrangeiros.
O anúncio veio diretamente de Joseph Edlow, chefe do USCIS, que o compartilhou nas redes sociais X e no Facebook. Mas isso não é tudo: o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que irá introduzir uma regra de paragem final para os migrantes dos chamados “países do terceiro mundo”, embora não tenha fornecido quaisquer detalhes específicos sobre os países afetados ou como será implementada. A lista de países já sob escrutínio especial do USCIS inclui Afeganistão, Irão, Líbia, Somália, Iémen, Cuba e Venezuela.
Verificações de segurança avançadas e incertezas jurídicas
Outro ponto polêmico é a ação movida em 24 de junho de 2025 para obrigar o Departamento de Segurança Interna (DHS) e o USCIS a divulgar registros relativos à suspensão do processamento do green card. Como VisaVerge explicado, as autoridades recusaram-se até à data a fornecer informações e respostas claras aos pedidos da FOIA solicitando informações sobre instruções internas e auditorias adicionais.
O processamento de pedidos de carta verde para requerentes de asilo e refugiados foi interrompido desde Março de 2025. Isto não só levou a atrasos nas autorizações de trabalho, mas também criou graves problemas emocionais para as famílias afectadas. A incerteza sobre o andamento de suas aplicações torna a situação ainda mais difícil.
O processo poderia não só lançar luz, mas também levar a uma reavaliação da política de asilo e imigração nos EUA. O Conselho Americano de Imigração e a AILA enfatizam a necessidade de transparência e responsabilização pública das autoridades. Qualquer pessoa afetada é aconselhada a verificar regularmente o status do seu caso e manter contato com seus advogados.
Insight sobre a situação atual de segurança
A acreditar nas últimas notícias, a situação é ainda mais tensa devido a um grave incidente perto da Casa Branca. Dois guardas nacionais foram baleados na quarta-feira, alimentando ainda mais os receios sobre segurança e migração. Enquanto um dos soldados morreu devido aos ferimentos, o segundo luta pela vida. Um cidadão afegão que entrou nos EUA em 2021 foi identificado como o suspeito do crime; No entanto, o motivo permanece obscuro até o momento. Neste contexto, Trump culpou os refugiados por muitos problemas sociais, o que alarmou os activistas dos direitos humanos. Alertam contra a instrumentalização política de tais incidentes.
No meio de todos estes desenvolvimentos, pode-se refletir sobre a importância de olhar para as histórias por trás dos números. As diferentes tendências e narrativas tornam a nossa sociedade viva e colorida, tanto no sentido positivo como negativo. Mas, como muitas vezes acontece, por trás de cada caso há pessoas com esperanças, medos e que lutam por uma vida melhor. Talvez uma olhada na literatura possa encorajá-lo a desenvolver mais empatia – não apenas na forma narrativa, mas também na vida cotidiana.
Um grupo de entusiastas da literatura pode ajudá-lo a compreender até os cantos mais sombrios da natureza humana. O Grupo de Leitores de Mistério lida com uma seleção de romances policiais, que vão desde obras clássicas até modernas e psicologicamente sofisticadas. Talvez este seja um equilíbrio adequado para as graves questões que nos preocupam todos os dias.