West Mecklenburg está em franca expansão: 6% mais vagas de formação do que candidatos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Schwerin regista um aumento nos contratos de formação superior a 6%, especialmente em tecnologia e comércio de metais, com uma procura crescente.

Schwerin verzeichnet einen Anstieg der Ausbildungsverträge um über 6%, besonders in Metalltechnik und Handel, mit steigender Nachfrage.
Schwerin regista um aumento nos contratos de formação superior a 6%, especialmente em tecnologia e comércio de metais, com uma procura crescente.

West Mecklenburg está em franca expansão: 6% mais vagas de formação do que candidatos!

Actualmente parece haver uma reviravolta positiva no mercado da formação em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. De acordo com a Câmara de Comércio e Indústria de Schwerin (IHK), já foram assinados 645 contratos de formação para o próximo ano de formação. Isto é mais de seis por cento a mais do que no ano anterior, quando foram celebrados cerca de 600 contratos. Isto significa que existem quatro estágios de aprendizagem para cada três jovens. Um sinal positivo numa altura em que a escassez de trabalhadores qualificados se está a tornar visível em muitas indústrias. NDR relata sobre isso.

O crescimento é particularmente forte nas áreas de tecnologia e comércio de metais. As empresas têm reconhecido cada vez mais que têm de formar-se para contrariar a escassez de trabalhadores qualificados. Peter Todt, gerente geral da IHK, enfatiza que West Mecklenburg está se desenvolvendo de forma próspera, especialmente na área da indústria moderna, que inclui tanto a indústria alimentícia quanto a engenharia mecânica.

Treinamento em tecnologia de metais

Existem vários cargos de formação na área da tecnologia metálica – por exemplo, na SPITZKE SE, que atua na área da mobilidade ferroviária. A formação para se tornar um especialista em tecnologia metálica não só transmite competências básicas em tecnologia de construção, tecnologia de montagem ou tecnologia de maquinação, mas também traz consigo conhecimentos para lidar com tecnologias modernas, como robôs e aplicações de realidade virtual. A descrição do trabalho inclui, entre outras coisas, testar propriedades de metais, trabalhar em máquinas CNC e aderir a rigorosas normas de segurança. complementa Bildungs.de.

Outro destaque são as componentes práticas intensivas que caracterizam a formação dual. Os estagiários passam parte do tempo na escola profissionalizante, onde são abordados temas como processos de fabricação, segurança e garantia de qualidade. No primeiro ano de formação pode esperar um salário bruto de cerca de 981 a 1.154 euros por mês, que sobe para 1.029 a 1.187 euros no ano seguinte. Após a conclusão bem sucedida da aprendizagem, os salários iniciais de cerca de 3.200 euros brutos por mês são bastante realistas e, com qualificações adicionais, o salário pode aumentar até 4.200 euros.

A tendência de treinamento

A situação geral da formação profissional dual na Alemanha continua a ser importante. Um relatório de dados do Instituto Federal de Formação Profissional (BIBB) mostra que cerca de 54,4 por cento de uma faixa etária iniciou a formação em 2019, com cerca de 1,33 milhões de formandos. No entanto, a pandemia corona em 2020 causou uma diminuição no número de contratos recentemente celebrados. As comunidades e as empresas são, portanto, obrigadas a encontrar soluções criativas para superar os desafios na formação e modernizar os sistemas de formação. relata o BIBB.

Este ano, porém, a tendência parece estar a subir novamente, como mostra a Câmara de Indústria e Comércio de Schwerin. Com o aumento do número de estágios oferecidos e o facto de haver mais aprendizes do que candidatos, as possibilidades de os jovens iniciarem a sua vida profissional com uma base sólida são melhores do que nunca.