Acidente de conversível em Rügen: multa de 12.000 euros para motorista de 47 anos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Tribunal Distrital de Bergen condena motorista de conversível a multa por lesões corporais negligentes após acidente com estudante de Bremen.

Amtsgericht Bergen verurteilt Cabriofahrer nach Unfall mit Bremer Schüler zu Geldstrafe wegen fahrlässiger Körperverletzung.
O Tribunal Distrital de Bergen condena motorista de conversível a multa por lesões corporais negligentes após acidente com estudante de Bremen.

Acidente de conversível em Rügen: multa de 12.000 euros para motorista de 47 anos!

Um trágico incidente na ilha turística de Rügen tem agora consequências jurídicas para um condutor de um descapotável de 47 anos. Em 16 de junho de 2025, o Tribunal Distrital de Bergen condenou-o a uma multa de 12.000 euros por lesões corporais negligentes. O réu é acusado de atropelar um estudante de Bremen de 13 anos com seu veículo no verão de 2022, resultando em ferimentos graves no menino. O Ministério Público tinha inicialmente pedido uma pena de prisão suspensa de dois anos, mas o tribunal não viu provas de atropelamento e fuga intencional.

O motorista ressaltou veementemente que não apontou o carro intencionalmente para o estudante. Do seu ponto de vista, não havia motivo para tal comportamento. No entanto, vários colegas de classe do lesado relataram que o réu deliberadamente virou o veículo depois que o estudante lhe mostrou o dedo médio. Os laudos técnicos apontaram que a velocidade no momento do impacto era de pelo menos 25 km/h, mas o perito não conseguiu comprovar que o motorista agiu dolosamente, o que acabou levando à condenação por lesão corporal culposa.

O contexto jurídico

O que exatamente significa dano corporal negligente? Via de regra, esta é uma alegação que surge frequentemente em acidentes de trânsito que resultam em danos pessoais. De acordo com as disposições legais (§ 229 StGB), isto pode implicar multas ou mesmo prisão até três anos. Os fatores determinantes são que a ação ou omissão do motorista tenha causado a lesão e que tenha havido violação das leis de trânsito ou dos deveres de cuidado. Como deixa claro o bussgeldkatalog.org, a negligência ocorre se a pessoa em questão deveria ter reconhecido o perigo.

Ao avaliar tais incidentes, a culpabilidade individual é frequentemente tida em conta. Uma punição típica para réus primários que foram apenas ligeiramente negligentes seria uma multa de 30 diárias. O valor dessas diárias depende do lucro líquido mensal. Neste caso concreto, a multa foi fixada em 150 diárias de 80 euros cada, perfazendo um total de 12 mil euros.

Exemplos de possíveis consequências

  • Führerscheinentzug von bis zu 1,5 Jahren
  • Mögliche Punkte in Flensburg, es entstehen keine Punkte für Geldstrafen ohne Fahrverbot
  • Anrecht auf Schadensersatz und Schmerzensgeld für die Verletzten

Se você estiver envolvido em um incidente como esse, o estresse pode ser enorme para todos os envolvidos. Muitos têm dúvidas sobre as consequências jurídicas, possíveis inscrições no certificado de boa conduta e a possibilidade de serem obrigados a indemnizar os danos. É aconselhável procurar apoio jurídico. O seguro de proteção legal de trânsito muitas vezes pode cobrir os custos de defesa, o que pode aliviar um pouco a carga financeira geral, como explica anwalt.de.

O caso de Rügen mostra de forma impressionante a rapidez com que consequências jurídicas graves podem surgir de um incidente aparentemente inofensivo. Perceber que você pode ter sido descuidado pode dificultar sua vida. Um bom talento para lidar com essas situações pode fazer uma grande diferença.