Onda de EHEC em VM: Números preocupantes de infecções continuam a aumentar!
Surto de EHEC em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: Números atuais de infecção em 17 de setembro de 2025, pesquisa sobre causas e riscos para a saúde.

Onda de EHEC em VM: Números preocupantes de infecções continuam a aumentar!
Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, o número alarmante de infecções pela perigosa bactéria EHEC continuou a aumentar. Onze novos casos foram registrados em 17 de setembro de 2025, elevando o número total para 89 infecções confirmadas. O Gabinete de Estado para a Saúde e Assuntos Sociais de Rostock conta com o Instituto Robert Koch (RKI), que monitoriza de perto a situação, mas não identificou quaisquer anomalias noutras regiões da Alemanha.
Os casos de EHEC têm aumentado no país desde meados de agosto de 2023, com o atual surto a assumir características preocupantes, especialmente porque os turistas também são afetados. As infecções muitas vezes levam à síndrome hemolítico-urêmica (SHU) – uma doença grave que põe particularmente em risco as crianças. 19 dos 89 pacientes até agora tiveram que ser tratados em terapia intensiva devido a esta complicação.
Antecedentes da EHEC e seus sintomas
EHEC, que significa Escherichia coli enterohemorrágica, é uma bactéria intestinal encontrada principalmente em ruminantes. Produz toxinas Shiga que podem causar doenças graves. A infecção normalmente ocorre através do consumo de alimentos contaminados ou através de infecções por esfregaços. Os sintomas variam desde dor abdominal, diarreia aquosa a diarreia com sangue, náuseas e febre, com 10-20% das pessoas afectadas a esperar complicações graves; os idosos e as crianças pequenas estão particularmente em risco.
O que é surpreendente é que o número de infecções aumentou para 16 novos casos só no dia 17 de Setembro, o que levou as autoridades a realizar extensas entrevistas com famílias afectadas para identificar a fonte da infecção. Infelizmente, até agora a pesquisa não produziu resultados tangíveis, o que não torna a situação menos preocupante.
Medidas de prevenção e perspectivas
As autoridades de saúde aconselham o cumprimento de regras rigorosas de higiene para evitar uma maior propagação. Deve-se evitar o consumo de carne crua ou mal cozida, leite cru e vegetais não lavados. Bem como o contato direto com ruminantes e a lavagem geral das mãos para prevenir ao máximo a infecção.
A evolução do surto de EHEC é alarmante, especialmente tendo em conta o elevado número de infecções desde agosto de 2025, que revela 107 casos em todo o país, 89 dos quais foram registados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. O tempo dirá se as autoridades de saúde serão capazes de identificar as causas das doenças e iniciar medidas eficazes para conter a infecção. Os cidadãos são chamados a estar vigilantes e a informar-se regularmente sobre a evolução actual. Como Ostsee-Zeitung e [Watson].