Stralsund sobre alarme de qualidade do ar: os níveis de poeira fina estão aumentando dramaticamente!
Dados atuais de qualidade do ar para Stralsund em 5 de julho de 2025: foco em poeira fina, ozônio e dióxido de nitrogênio. O que isso significa para a saúde?

Stralsund sobre alarme de qualidade do ar: os níveis de poeira fina estão aumentando dramaticamente!
Em 5 de julho de 2025, os dados atuais de medição da qualidade do ar na Alemanha levantam questões. Especialmente em Stralsund-Knieperdamm, a poluição por poeira fina é constantemente monitorada. De acordo com o Jornal do Mar Báltico Partículas finas de poeira (PM10) são registradas por metro cúbico de ar. O limite é de 50 partículas por metro cúbico e só pode ser excedido 35 vezes por ano. Três outros poluentes são observados no que diz respeito à qualidade do ar: dióxido de azoto, ozono e seus valores limites recomendados.
A qualidade do ar é dividida em categorias. Valores acima de 200 µg/m³ para dióxido de nitrogênio, acima de 100 µg/m³ para poeira fina e acima de 240 µg/m³ para ozônio são considerados “muito ruins”. No caso de valores “maus”, as pessoas particularmente sensíveis têm de se conter. Na UE, ocorrem anualmente cerca de 240 000 mortes prematuras devido a partículas, um problema premente que não pode ser ignorado.
Recomendações para melhor qualidade do ar
As recomendações atuais de qualidade do ar variam dependendo do valor medido. Em condições “muito pobres”, as pessoas sensíveis devem evitar a actividade física ao ar livre, enquanto em valores “ruins”, apenas as actividades extenuantes devem ser limitadas. Em níveis “moderados”, os efeitos na saúde a curto prazo são improváveis, mas as pessoas sensíveis também devem estar vigilantes neste caso.
Poeira fina – uma questão cada vez mais importante
Uma análise do desenvolvimento da poluição por poeiras finas na Alemanha mostra que foram realizadas medições para PM10 desde 2000 e para PM2,5 desde 2008. De acordo com isso Agência Federal do Meio Ambiente O nível médio anual de PM10 caiu de 50 µg/m³ desde a década de 1990 para atualmente entre 15 e 20 µg/m³. Esta evolução positiva pode ser observada sobretudo nas zonas urbanas, onde os transportes e a indústria são as principais causas das emissões.
No entanto, novos relatórios do Ajuda ambiental alemã descobriram que em muitas regiões da Alemanha os valores-limite perigosos para a saúde são excedidos quase consistentemente. Isto não afecta apenas as poeiras finas, mas também o dióxido de azoto, tendo as recomendações da OMS sido excedidas em 99% das estações de medição. Esses números alarmantes obrigam à discussão sobre medidas mais rigorosas e um ajuste dos limites legalmente estabelecidos.
Os efeitos dos fogos de artifício da véspera de Ano Novo
A questão da poluição por poeira fina causada pelos fogos de artifício da véspera de Ano Novo está atraindo atenção especial. Todos os anos, cerca de 2.050 toneladas de poeira fina são liberadas por fogos de artifício, sendo que 75% disso ocorre em uma única noite, na véspera de Ano Novo. Mesmo que este fardo não pareça significativo em comparação com a média anual, continua a ser perigoso para a saúde.
Em resumo, pode-se dizer que a qualidade do ar em Stralsund e em toda a Alemanha exige uma visão constante. Apesar dos progressos significativos desde a década de 1990, a questão continua a ter grande relevância social e o diálogo sobre a saúde da população deve ser uma prioridade máxima. Em última análise, o cumprimento dos limites recomendados pela OMS poderia prevenir milhares de mortes prematuras todos os anos.