Acidentes trágicos de natação: menino morre na Itália, alegria do feriado estragada!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os acidentes de afogamento na Alemanha estão aumentando: um menino de seis anos morreu na Itália, um homem de 71 anos de Stralsund, no Mar Báltico.

Ertrinkungsunfälle in Deutschland nehmen zu: Ein sechsjähriger Junge starb in Italien, eine 71-jährige aus Stralsund in der Ostsee.
Os acidentes de afogamento na Alemanha estão aumentando: um menino de seis anos morreu na Itália, um homem de 71 anos de Stralsund, no Mar Báltico.

Acidentes trágicos de natação: menino morre na Itália, alegria do feriado estragada!

Um trágico acidente de natação ocorreu em 15 de junho de 2025 no Lido delle Nazioni, na Itália, onde um menino alemão de seis anos morreu durante as férias. O incidente aconteceu em um acampamento na popular região turística do Adriático. Apesar do atendimento médico imediato e de um helicóptero de resgate levar o menino ao hospital, ele morreu logo após sua chegada. A causa exata da morte ainda não está clara e uma autópsia foi ordenada para esclarecer o assunto. Relatórios expressos.

O Mar Báltico está gravemente afectado pelos actuais acidentes de natação na Alemanha. Outro infortúnio aconteceu lá, quando um homem de 71 anos de Stralsund morreu enquanto nadava. Seu corpo sem vida foi descoberto por um nadador por volta das 17h30; Apesar das tentativas de reanimação, o médico de emergência só conseguiu determinar a morte. Também houve notícias trágicas na Baviera: um homem de 32 anos foi resgatado do Lago Starnberg, mas também morreu apesar de todas as tentativas de reanimação. Um estudante de 23 anos que nadava com amigos está desaparecido desde então.

Aumento do número de acidentes de natação na Alemanha

A triste realidade é que o número de acidentes fatais de natação na Alemanha aumenta continuamente. De acordo com a Sociedade Alemã de Salvamento de Vidas (DLRG), ocorrem cerca de 380 acidentes de natação todos os anos, com o número de mortes a subir para pelo menos 378 em 2023 - um enorme aumento em comparação com 355 em 2022 e 299 em 2021. Os dados até Julho de 2024 são particularmente impressionantes: já foram registadas 253 mortes, mais 35 do que no ano anterior. Informações DLRG mostram que cerca de 85 a 90 por cento dos acidentes ocorrem em águas interiores, como lagos e rios, muitas vezes em locais não vigiados.

As principais causas destes trágicos incidentes são muitas vezes a falta de habilidade para nadar, o descuido, especialmente nos homens, e os problemas de saúde nos idosos. A presidente da DLRG, Ute Vogt, também sublinha que o calor em combinação com o salto para a água pode ser particularmente perigoso e apela aos pais para que informem os seus filhos sobre estes riscos. Uma nova campanha pretende chamar a atenção para os perigos de acidentes em lagos de jardim e piscinas infantis.

Estatísticas e desenvolvimentos

A DLRG registou um total de 411 mortes em águas alemãs em 2023, um aumento de 31 em relação ao ano anterior. Este é o terceiro aumento consecutivo no número de afogamentos e mais de 400 vítimas pela primeira vez desde 2019. Quase metade de todos os acidentes fatais ocorreram nos meses de verão a partir de junho de 2024. Em agosto de 2024, 80 pessoas morreram afogadas, um aumento dramático de 33 em comparação com o ano anterior.

O quadro assustador é reforçado pela estrutura etária das vítimas: mais de 60 por cento dos que morreram tinham mais de 50 anos. Embora a DLRG continue a trabalhar para aumentar a sensibilização para os perigos da natação, os dados estatísticos deixam claro que das 411 mortes no banho, 311 eram homens e 90 eram mulheres. O número de crianças falecidas (até 10 anos) também caiu para 14, um valor inferior ao do ano anterior (17). Tagesschau resume.