Veranista processa parque de pássaros: bode faz cirurgia no joelho!
Um acidente de bode no parque de aves de Marlow leva a um julgamento no tribunal regional de Stralsund. Custa mais de 31 mil euros na disputa.

Veranista processa parque de pássaros: bode faz cirurgia no joelho!
Num caso incomum e sensacional, o tribunal regional de Stralsund está lidando com um incidente ocorrido no parque de aves de Marlow no verão de 2023. Uma mulher de 63 anos do distrito de Wittenberg, na Saxônia-Anhalt, foi ferida por um bode no recinto de animais de estimação. A companhia de seguros de saúde Salus BKK está agora a processar o zoológico por danos superiores a 31.000 euros, a fim de reclamar os custos do tratamento e subsídio de doença, como nordkurier.de relatórios.
A mulher afetada estava no recinto com a filha, o genro e o neto quando sentiu um “bom estrondo na parte de trás do joelho” e caiu. Este incidente levou a uma cirurgia no joelho e a mulher ficou de licença médica por até um ano. A seguradora de saúde argumenta que um animal como o bode não pertence a um recinto para animais de estimação, enquanto o próprio parque de aves rejeita as alegações de fome animal e enfatiza que não havia veados no recinto naquele dia. Estes foram abatidos na manhã anterior, como deixa claro a administração do parque, apoiada por landwirt-media.com.
As diferentes perspectivas
Relatos de testemunhas em torno do incidente são contraditórios. Alguns afirmam que a cabra correu especificamente em direção à mulher, enquanto o genro do lesado afirma que o movimento da cabra teve a ver com uma direção diferente e que a mulher estava apenas atrapalhando. As disputas legais em torno da criação de animais no Marlow Bird Park levantam questões essenciais sobre a segurança nos jardins zoológicos e a qualidade da criação de animais, porque, de acordo com a Associação de Jardins Zoológicos (VdZ), a criação de animais nessas instalações está sujeita a controlos rigorosos e a condições de enquadramento legal. Aos olhos do VdZ, a criação de animais é vista como uma “instituição zoológica” que luta pela proteção animal patocêntrica que se concentra no bem-estar e na sensibilidade dos animais, como explica vdz-zoos.org.
Na quarta-feira acontecerá uma audiência, na qual também prestará depoimento o diretor zoológico do parque de aves. Ainda não está claro se o bode havia deixado o recinto ou se era uma cabra. O debate sobre a segurança nos jardins zoológicos e o bem-estar dos animais não é apenas regional, mas é generalizado e preocupa os defensores do bem-estar animal em todo o país.