Futuro da construção naval em MT: novos começos ou declínio? Palestra em Stralsund!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 3 de novembro de 2025, Thomas Schwandt apresentará seu livro ilustrado sobre a indústria de estaleiros em MV na MAKERPORT Stralsund.

Am 3.11.2025 präsentiert Thomas Schwandt seinen Bildband über die Werftindustrie in MV im MAKERPORT Stralsund.
No dia 3 de novembro de 2025, Thomas Schwandt apresentará seu livro ilustrado sobre a indústria de estaleiros em MV na MAKERPORT Stralsund.

Futuro da construção naval em MT: novos começos ou declínio? Palestra em Stralsund!

Na região de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, a indústria dos estaleiros navais está actualmente a ser iluminada de uma forma emocionante. Em 3 de novembro de 2025 às 19h. haverá uma noite de palestras no MAKERPORT em Stralsund com o jornalista de negócios freelancer e autor Thomas Schwandt. Ele discutirá o desenvolvimento da construção naval na região em sua palestra “Declínio ou saída – Construção naval Quo vadis?” iluminar com mais detalhes. Schwandt publicou recentemente o livro ilustrado “Schiffbau MV Moments – Pictures of an (quase) Lost Era”, que captura os principais pontos de viragem na indústria nas últimas duas décadas. Torna-se claro que a indústria dos estaleiros passou por grandes convulsões desde a segunda onda de privatizações iniciada em 1998 e teve de superar inúmeras crises, incluindo a crise financeira e económica de 2008/09 e a pandemia corona, que colocou um pesado fardo sobre a indústria a partir de 2020. Alto Stralsund.de Desde então, a indústria de estaleiros em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental encolheu enormemente.

Qual é o foco da palestra? Thomas Schwandt discutirá os desafios, falências e perspectivas futuras da indústria de estaleiros. Seu livro ilustrado, que é sua primeira publicação no gênero, contém fotografias impressionantes que documentam a era passada da construção naval em MV. Isso traz à tona uma grande história que afeta não só os próprios estaleiros, mas também as pessoas que trabalham neste setor.

Um novo vento está soprando

Recentemente adquirido pela Genting Hong Kong, o grupo de estaleiros Nordic Yards em Wismar, Rostock e Stralsund está agora pronto para entrar numa nova era. De acordo com um relatório de Funk alemã No futuro, será dada especial atenção à construção de navios de cruzeiro nestes estaleiros da Alemanha Oriental. A Genting tem grandes planos, investindo 230 milhões de euros na compra e pretende utilizar 100 milhões de euros para investir nos estaleiros MV. Apesar das dificuldades passadas, existe agora optimismo, uma vez que os trabalhadores expressam opiniões positivas sobre as suas perspectivas no novo quadro económico.

A infraestrutura é destacada pelo Ministro da Economia de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Harry Glawe, como sendo vantajosa em comparação com outras regiões porque os pavilhões de construção são independentes do clima. Estes poderão ser factores decisivos para o regresso à construção naval activa em Wismar, onde as reparações foram realizadas principalmente recentemente. Com o anúncio de que planeia criar até 3.000 empregos num futuro próximo, o compromisso da Genting é mais do que claro. Isto significaria duplicar as posições existentes.

Enfrente os próximos desafios

A palestra de Schwandt no dia 3 de novembro oferece não apenas a oportunidade de conhecer melhor seu livro atual, mas também uma visão profunda do passado deprimente e do futuro promissor da construção naval na região. Ele abordará as muitas mudanças, crises e oportunidades dos últimos anos que estão indissociavelmente ligadas aos estaleiros navais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Para os interessados, há mais informações sobre o evento no Museu Marítimo de Rostock em Schifffahrtsmuseum-rostock.de.