Início mágico: Blomstedt impressiona no aniversário do festival em Wismar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Festival Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental celebra o seu 35º aniversário em Wismar com um concerto de abertura mágico sob a direcção de Herbert Blomstedt.

Die Festspiele Mecklenburg-Vorpommern feiern in Wismar ihr 35-jähriges Bestehen mit einem zauberhaften Eröffnungskonzert unter Herbert Blomstedt.
O Festival Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental celebra o seu 35º aniversário em Wismar com um concerto de abertura mágico sob a direcção de Herbert Blomstedt.

Início mágico: Blomstedt impressiona no aniversário do festival em Wismar!

O Festival de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental celebrou seu 35º aniversário em 13 de junho de 2025 na lotada Georgenkirche Wismar com um brilhante concerto de abertura. Um destaque da noite foi o maestro Herbert Blomstedt, de 98 anos, que conduziu a Orquestra NDR Elbphilharmonie às alturas sonoras da 2ª Sinfonia de Beethoven. A atmosfera era mágica e os espectadores descreveram a apresentação como histórica e cheia de magia, um verdadeiro banquete para os sentidos. Matthias von Hülsen, o fundador do festival, ficou mais do que satisfeito com o impressionante desenvolvimento deste destaque cultural.

Blomstedt, considerado o maestro ativo mais antigo de estatura internacional, teve uma carreira longa e impressionante. Nascido em 1927 em Springfield, Massachusetts, filho de pais suecos, estudou regência e trabalhou com muitas orquestras famosas em todo o mundo. Os seus locais de trabalho anteriores incluem a Orquestra NDR de Hamburgo, enquanto também dirigiu as orquestras mais famosas do mundo, incluindo a Filarmónica de Viena. Além do concerto em Wismar, ele recebeu recentemente uma grande homenagem em seu 90º aniversário na esgotada Igreja de Concertos de Neubrandenburg com a Sinfonia nº 5 de Anton Bruckner.

Diversos itens de programa

A diretora Ursula Haselböck anunciou uma grande variedade de eventos durante toda a duração do festival. Estes oferecem aos amantes da música um rico buffet de eventos musicais - geralmente dois concertos por dia. Entre os talentos que vão lotar o festival de verão deste ano está a violoncelista Anastasia Kobekina, que estará presente com mais de 20 concertos. Outro destaque será o conjunto Quator Ebene, que se apresentará em Parchim.

Uma olhada nas ofertas familiares mostra que os visitantes mais jovens também fazem valer o seu dinheiro. Um festival infantil e familiar está acontecendo no Castelo Hasenwinkel, enquanto um concerto de jazz com Afra Kane e seu combo está programado no novo local “Mecki” em Hagenow. O festival decorre até 14 de setembro de 2025 e promete ser uma verdadeira festa para os sentidos.

A estreia de um cenário da “Canção de Amor” de três estudantes da Universidade de Música e Teatro de Rostock, interpretada pelo coro de câmara local, foi outro momento especial da noite. A soprano Regula Mühlemann cativou o público com a apresentação de uma cantata de Bach e tornou a noite ainda mais inesquecível. Com todos estes momentos mágicos, o festival já deixou uma impressão duradoura.

A criação e o compromisso a longo prazo do Festival de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental mostram claramente que a vida cultural da região tem aqui um lugar permanente e continuará a ser altamente valorizada no futuro. Os visitantes não devem perder as inúmeras ofertas e embarcar numa viagem musical cheia de surpresas e emoções.

No geral, o festival deste ano já está a causar uma impressão promissora e continua a ser emocionante ver quais os destaques que as próximas semanas nos reservam.

Para mais informações sobre o festival, você pode ler a reportagem detalhada em NDR, Welt ou o perfil de Herbert Blomstedt na Wikipedia.

Leia mais em NDR, Mundo ou conheça a extraordinária carreira de Herbert Blomstedt.