Manifestações massivas contra a direita: a Alemanha defende a democracia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma reunião antifascista aberta terá lugar em Wismar no dia 1 de outubro de 2025, como parte dos protestos contra o extremismo de direita.

In Wismar findet am 1.10.2025 ein offenes antifaschistisches Treffen statt, im Rahmen von Protesten gegen Rechtsextremismus.
Uma reunião antifascista aberta terá lugar em Wismar no dia 1 de outubro de 2025, como parte dos protestos contra o extremismo de direita.

Manifestações massivas contra a direita: a Alemanha defende a democracia!

Em Outubro de 2025, as coisas estarão muito agitadas na Alemanha: numerosas manifestações contra o extremismo de direita, o ódio e o anti-semitismo terão lugar em todo o país. O clima actual significa que os cidadãos querem enviar um sinal forte de democracia e tolerância. Como notícias.de relatórios, as próximas eleições estaduais em Baden-Württemberg e na Renânia-Palatinado, em março de 2026, e na Saxónia-Anhalt e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, em setembro de 2026, são motivos suficientes para tomar medidas. As pesquisas actuais mostram um apoio preocupante à AfD de 38% em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Centenas de milhares de pessoas já participaram dos protestos. Estas fazem parte de um movimento mais amplo que começou em 2024 e cujo objetivo é contrariar o desenvolvimento político e a crescente relevância da AfD. No início de 2025, já ocorreram grandes protestos em muitas cidades alemãs, o que alimentou ainda mais o compromisso contra o extremismo de direita, especialmente nas reuniões da AfD, que muitas vezes terminaram em conflitos devido à oposição pública, como no Wikipédia está documentado.

Resumo das datas das demonstrações

Nas próximas semanas haverá uma grande variedade de ações em muitos estados federais. Aqui está uma visão geral de algumas das datas mais importantes:

  • Baden-Württemberg: 01.10.2025 – Weilerbach, “Unser Dorf Nazifrei!”
  • Bayern: 02.10.2025 – Würzburg, “Kein Hass in unseren Hallen!”
  • Berlin: 01.10.2025 – Argumentieren gegen Rechte Parolen
  • Brandenburg: 02.10.2025 – Eberswalde, “Ein Fest für unsere Demokratie”
  • Mecklenburg-Vorpommern: 06.10.2025 – Ribnitz-Damgarten, Protest für die Demokratie
  • Sachsen: 03.10.2025 – Dresden, “Keine Einheit mit Nazis und Rassisten”
  • Thüringen: 03.10.2025 – Mödlareuth, “Mödlareuth bleibt grenzenlos bunt!”

A lista de atividades decorre até ao final de outubro de 2025 e inclui inúmeros outros eventos que foram lançados por diversas iniciativas e organizações de cidadãos.

Antecedentes do atual movimento de protesto

A AfD, considerada por muitos como extremista de direita, provocou muitos protestos através das suas ações. Mas não são apenas as eleições e a política desenfreada que preocupam muitos cidadãos; o aumento de atitudes extremistas de direita na sociedade é também um problema grave. De acordo com informações do Agência Federal de Educação Cívica Isto é demonstrado pelos padrões ideológicos básicos estáveis ​​e pelas diversas manifestações de extremismo de direita que existem na sociedade.

Uma coisa é certa: os protestos são necessários para enviar um sinal forte contra o perigo para a democracia, que não deve ser subestimado. Contudo, os críticos temem uma mobilização a curto prazo, embora sejam necessárias medidas a longo prazo para combater a mudança para a direita. Quando os cidadãos se envolvem, é importante enviar mensagens claras e limitar o espaço para ideologias extremistas de direita.

No geral, mostra que a semana de acção e os próximos protestos contra o extremismo de direita na Alemanha são urgentemente necessários para defender e fortalecer os valores democráticos. As pessoas estão prontas para tornar pública a sua insatisfação e, assim, defender uma sociedade colorida e diversificada.