Wismar elege René Domke: Um novo vice-prefeito está causando polêmica!
Em 5 de dezembro de 2025, René Domke (FDP) foi eleito o novo vice-prefeito de Wismar.

Wismar elege René Domke: Um novo vice-prefeito está causando polêmica!
Na noite de quinta-feira, René Domke, do FDP, foi eleito o novo vice-prefeito e senador para a construção de Wismar. Com uma estreita maioria de 17 votos, derrotou Maik Schröder do SPD, que recebeu 16 votos. A eleição foi adiada para o terceiro turno devido a interrupções na semana anterior. No primeiro turno, o candidato da CDU, Lars Sperling, não obteve nenhum voto e foi eliminado. O apoio dos “Cidadãos por Wismar” e da AfD poderia ter contribuído significativamente para o sucesso de Domke, uma vez que apenas era necessária uma maioria simples para a eleição na terceira volta. Esta decisão de pessoal deve agora ser analisada pela supervisão jurídica do país NDR relatado.
Domke, que nasceu em Wismar em 1972, já teve uma carreira notável. Depois de se formar como economista financeiro, ele trabalha na administração financeira de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental desde 1994 e lidera o grupo parlamentar do FDP no parlamento estadual desde 2021. Ele também atua na comunidade de Wismar desde 2006. Com sua eleição como primeiro vice-prefeito, ele sucede Michael Berkhahn (CDU), cujo mandato terminará em breve. Domke expressou o seu desejo de se retirar amplamente dos cargos partidários após assumir o cargo no final de março de 2026, a fim de poder concentrar-se totalmente nas suas tarefas em Wismar. Isto também foi feito por wismar.fm destacado.
Um sinal para o futuro
A eleição de René Domke é vista como um sinal importante no que diz respeito às próximas eleições para autarcas em 2026. Especialmente tendo em conta as cenas tumultuadas durante a eleição, é um jogo político interessante que se desenrola aqui. A Presidente da Cidadania Sylvia Bartsch (SPD) parabenizou Domke e assim deu um tom positivo à ainda tensa situação política na cidade. Numa altura em que as decisões políticas muitas vezes têm de ser tomadas com batatas quentes, será emocionante ver como Domke abordará as suas novas tarefas.
Também é importante que os cidadãos de Wismar saibam quem tem direito a votar nas próximas eleições locais. Alto laiv-mv.de Todos os alemães e cidadãos da União com 16 anos ou mais podem participar no dia das eleições, sendo necessária uma idade mínima de 18 anos para serem elegíveis para votar. Isso garante um público ativo e engajado de eleitores que podem fazer com que sua voz seja ouvida.
Em tempos em que o equilíbrio político está a mudar, decisões como a de René Domke são sempre emocionantes e podem apontar o caminho. Vamos torcer por Wismar - com certeza haverá muito movimento na política aqui!