AfD lança controversa organização juvenil Generation Germany” em Gießen

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A AfD apresenta a sua organização juvenil “Geração Alemanha”, com três membros da Baixa Saxónia no conselho.

Die AfD stellt ihre Jugendorganisation "Generation Deutschland" vor, mit drei Mitgliedern aus Niedersachsen im Vorstand.
A AfD apresenta a sua organização juvenil “Geração Alemanha”, com três membros da Baixa Saxónia no conselho.

AfD lança controversa organização juvenil Generation Germany” em Gießen

No fim de semana passado, a AfD reorganizou a sua nova organização juvenil em Gießen chamada “Geração Alemanha”. Esta start-up centra-se em projetos ambiciosos que visam criar estruturas a nível nacional. Com um foco claro na organização e estabilidade, os novos membros planeiam desenvolver abordagens regionais, como afirma Adrian Maxhuni, agora vice-presidente e da associação distrital de Osnabrück-Land. Ele enfatiza que é preciso “boa mão” para estabelecer uma organização poderosa. Reinhild Goes e Julia Gehrkens, ambas da Baixa Saxônia, também desempenham um papel importante no conselho e trazem seus próprios ideais para a organização.

Maxhuni, que anteriormente foi presidente da Junge Alternative Niedersachsen e é engenheiro elétrico formado, gostaria de criar rapidamente associações estaduais e distritais. Ele vê o desenvolvimento de “estrutura, estabilidade e eficácia” como uma necessidade para a nova associação juvenil. Gehrkens, que é membro da AfD desde 2022 e pertence ao grupo de mulheres “Lukreta”, descrito como “radical de direita”, atuará como assessor no conselho executivo federal. Seu grupo defende valores familiares tradicionais e papéis de gênero. Reinhild Goes foi eleito vice-diretor financeiro e, portanto, também ocupa um cargo importante na nova organização. Ansgar Schledde, presidente da AfD Baixa Saxónia, considera este passo crucial para o partido.

Uma start-up controversa

O Escritório da Baixa Saxônia para a Proteção da Constituição já está de olho na nova organização juvenil. Ele avalia-o como potencialmente extremista de direita e vê a reestruturação como possivelmente uma reacção à ameaça de proibições por parte do Ministério do Interior. As vozes de advertência do Gabinete para a Protecção da Constituição sublinham que a radicalização ocorre principalmente através das redes sociais. Jean-Pascal Hohms é considerado o primeiro líder da “Geração Alemanha”, mas é classificado como extremista de direita pelo Gabinete do Estado de Brandemburgo para a Protecção da Constituição. Outro motivo de preocupação é a forte presença da AfD nas redes sociais, especialmente através dos seus membros mais jovens, conhecidos por enviarem mensagens provocativas.

A lista de convites para a fundação também incluía empresas que produzem adesivos, slogans e camisetas chamativos. O interesse é grande: eram esperados até 1.900 interessados ​​na fundação em Gießen. As condições de adesão mudaram, de modo que cerca de 9.000 membros da AfD são agora elegíveis para aderir, em comparação com apenas 2.500 na anterior “Alternativa Junge”. Estas mudanças podem indicar que a nova organização quer contar com uma base ampla para poder sobreviver na competição política.

Consequências para o presente e o futuro

Os desenvolvimentos em torno da “Geração Alemanha” mostram que o discurso sobre as tendências extremistas de direita na Alemanha está tudo menos acabado. A nova empresa está sendo vista de forma crítica por muitos e pode ser um prenúncio de futuras tensões sociais. Enquanto a AfD tenta reposicionar-se, os sinais de radicalização nas redes sociais estão na agenda do Gabinete para a Protecção da Constituição. A velha “Alternativa Junge”, que já era classificada como extremista de direita, encontrou a sua organização sucessora ao fundar uma nova organização na qual se esperam estruturas e conteúdos semelhantes.

Com um objetivo claro em mente e um conselho dinâmico, a AfD espera ancorar ainda mais fortemente a sua voz entre os jovens. Mas as sombras da organização anterior e as observações do Gabinete para a Protecção da Constituição permanecerão companheiros constantes neste caminho.