Uber planeja 100 mil robotáxis: o futuro da mobilidade está aqui!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Uber, em parceria com a Nvidia, planeja implantar 100 mil robotáxis a partir de 2027 para promover a mobilidade autônoma.

Uber plant, in Partnerschaft mit Nvidia, ab 2027 100.000 Robotaxis einzusetzen, um autonome Mobilität voranzutreiben.
A Uber, em parceria com a Nvidia, planeja implantar 100 mil robotáxis a partir de 2027 para promover a mobilidade autônoma.

Uber planeja 100 mil robotáxis: o futuro da mobilidade está aqui!

A Uber tem grandes planos na área de mobilidade autônoma. O provedor americano de serviços de direção deseja se tornar a plataforma líder para robotáxis de vários fabricantes. De acordo com o NWZ on-line A Uber planeja oferecer pelo menos 100 mil carros autônomos em sua plataforma. A cooperação com a Nvidia, que fornecerá computadores automóveis de última geração para condução autónoma, é uma parte central desta estratégia.

## Cooperações com os principais fabricantes de automóveis

Como parte destes planos ambiciosos, a Uber garantiu o apoio de vários fabricantes de veículos conhecidos. Além da Nvidia, também estão a bordo a Mercedes-Benz, a Stellantis – empresa-mãe da Opel – e o inovador fabricante Lucid. Os primeiros veículos equipados com Drive AGX Hyperion 10 da Nvidia devem estar nas estradas a partir de 2027. Curiosamente, pelo menos 5.000 veículos da Stellantis estariam entre os primeiros robotáxis. A Mercedes-Benz e a Lucid também estão planejando modelos autônomos que serão introduzidos em vários países no futuro.
Informações do Jornal pequeno revelam que a Nvidia desempenha um papel essencial com sua infraestrutura baseada em IA.

## Perspectivas para o futuro

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, está otimista quanto ao impacto positivo dos veículos autônomos nas cidades. Táxis autônomos estão atualmente sendo testados em algumas cidades dos EUA e da China. A prestadora de serviços Waymo, por exemplo, já possui 2.000 veículos autônomos em uso ativo em São Francisco, Los Angeles e três outras cidades. A Tesla também lançou recentemente o primeiro robotáxi em Austin, Texas. Na Alemanha, há planos para introduzir robotáxis a partir de 2024. Entretanto, a empresa chinesa Baidu também está a entrar no mercado europeu, oferecendo carros autónomos através da aplicação Lyft, embora as aprovações das autoridades alemãs ainda estejam pendentes.

A introdução de tais tecnologias não é isenta de desafios. No passado, a Uber interrompeu o seu próprio desenvolvimento tecnológico na área da condução autónoma após um acidente fatal. No entanto, a Uber continua optimista e planeia oferecer um serviço de táxi sem condutor numa grande cidade americana até ao final de 2026, em colaboração com a Waymo.

Há grande interesse pela tecnologia e o mercado de ações tem reagido positivamente aos anúncios. A Nvidia viu o preço das suas ações subir em Wall Street, em Nova Iorque, após o anúncio destas parcerias estratégicas. Os próximos anos na indústria da mobilidade prometem inovações e mudanças estimulantes na vida quotidiana do consumidor.

A transição dos transportes parece estar em pleno andamento - só podemos esperar que a implementação dos planos corra bem e que em breve estaremos deslizando pelas ruas das nossas cidades nos novos e inteligentes robotáxis.