Perigo! Traça processionária do carvalho: como evitar reações cutâneas perigosas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Braunschweig fornece informações sobre a mariposa processionária do carvalho: riscos, sintomas e medidas para combatê-la no verão de 2025.

Braunschweig informiert über den Eichenprozessionsspinner: Risiken, Symptome und Maßnahmen zur Bekämpfung im Sommer 2025.
Braunschweig fornece informações sobre a mariposa processionária do carvalho: riscos, sintomas e medidas para combatê-la no verão de 2025.

Perigo! Traça processionária do carvalho: como evitar reações cutâneas perigosas!

O verão se aproxima e com ele as cores vivas que mergulham Braunschweig em um ambiente animado. Mas enquanto muitas pessoas aproveitam a alegria da primavera e exploram a natureza, também há notícias sombrias: a temida mariposa processionária do carvalho está ativa novamente. Estas lagartas podem ser encontradas na região de maio até finais de julho ou início de agosto e alimentam-se apenas de carvalhos. Especialmente a partir do terceiro estágio larval, os pequenos animais são dotados de pêlos venenosos e duros. Como relata news38.de, os cidadãos devem evitar as lagartas e seus ninhos tanto quanto possível, pois o contato com eles pode causar reações desagradáveis, se não mesmo perigosas.

Áreas descobertas do corpo, como pescoço, rosto, braços e pernas, são particularmente afetadas por pêlos ardentes. Os sintomas de uma alergia podem incluir coceira, erupções cutâneas, urticária e até dificuldade para respirar. Alguns podem até apresentar conjuntivite aguda ou, em casos mais graves, choque anafilático. A AOK informa ainda na sua revista que as reações podem ocorrer entre 15 minutos e duas semanas após o contacto. Depois de entrar em contato com esses pequenos pelos, a diversão é rapidamente estragada: aqui você pode lidar com pele avermelhada e nódulos semelhantes a picadas de insetos, como [aok.de](https://www.aok.de/pk/magazin/koerper-psyche/haut-und-allergie/eichenprocessionsspinner-gefaehrliche- Butterflylings-raupe/) descreve.

A cidade de Braunschweig está agindo

Em áreas sensíveis como escolas, creches, hospitais e lares de idosos, a cidade de Braunschweig agirá rapidamente: se aparecerem ninhos de lagartas, eles serão removidos em 24 horas. Em áreas residenciais, os ninhos devem ser removidos em até 48 horas. Nas zonas particularmente afectadas, os nemátodos, que são inofensivos para os seres humanos, também são utilizados em Maio para controlar a população de lagartas. Quem suspeitar de infestação da mariposa processionária do carvalho pode entrar em contato com a prefeitura pelos telefones 0531/470-1 e 0531/115 ou por e-mail. É importante ressaltar que apenas os ninhos relatados em carvalhos devem ser relatados – outras árvores não são afetadas.

Os finos pêlos das lagartas também podem ser espalhados pelo vento, portanto o contato com os próprios animais não é necessário para causar reações alérgicas. Os grupos de risco, como as crianças que brincam, os caminhantes na floresta e as pessoas envolvidas na manutenção da paisagem, estão particularmente em risco. O uso de instalações recreativas no campo também deve ser apreciado com cautela durante esse período, enfatiza netdoktor.de.

O pacote educativo é complementado com a informação de que os residentes em áreas florestais afectadas ou com carvalhos devem ter especial cuidado. Quem usa lenha também deve ter cuidado, pois os pelos picantes podem ficar escondidos nos pedaços de madeira. Portanto, fique alerta e evite áreas suspeitas para aproveitar o verão ao máximo - sem surpresas que coçam!