Louise Ward Morris: Nova especialista em arte na TU Braunschweig desde 2026!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Louise Ward Morris será artista residente no Science and Art Lab da TU Braunschweig em 2026 e pesquisará arte e tecnologia.

Louise Ward Morris wird 2026 Artist-in-Residence am Science and Art Lab der TU Braunschweig und erforscht Kunst und Technologie.
Louise Ward Morris será artista residente no Science and Art Lab da TU Braunschweig em 2026 e pesquisará arte e tecnologia.

Louise Ward Morris: Nova especialista em arte na TU Braunschweig desde 2026!

A Universidade Técnica de Braunschweig tem o prazer de anunciar a artista anglo-espanhola Louise Ward Morris como a nova artista convidada do Science and Art Lab. Na primavera de 2026 ela trabalhará como artista residente por três meses. O processo de seleção foi uma tarefa emocionante, pois foram apresentadas mais de 50 candidaturas de todo o mundo e delas ela foi selecionada por um júri. Louise é a segunda artista a realizar esta residência, depois de Mareike Bernien ter realizado pesquisas em 2024/25 como parte do QuantumFrontiers Cluster of Excellence. Art-in.de relata que Morris se descreve como uma “arqueóloga da mídia” e habilmente confunde as fronteiras entre tecnologia, arte e ciência em seus projetos.

O que torna Louise Ward Morris tão especial em sua arte? Ela tem um talento especial para estudar o impacto da tecnologia moderna na comunicação e na percepção. Ela costuma usar dispositivos descartados, como celulares e telas antigas, que utiliza em seu trabalho. Tematicamente, muita coisa gira em torno da cultura de reparo, da vida útil muitas vezes curta da tecnologia e dos desafios do lixo eletrônico.

Pesquisa e arte em diálogo

Morris trabalhará em estreita colaboração com cientistas do Laboratório de Ciência e Arte durante sua residência. Alto Universidade Técnica de Braunschweig Ela também utilizará os equipamentos do laboratório para seu trabalho artístico. Ela está particularmente interessada na tecnologia de semicondutores de nitreto e, portanto, abre perspectivas bastante incomuns na ciência. Para se preparar da melhor forma, ela já fez contatos iniciais em Braunschweig e visitou laboratórios.

O Laboratório de Ciência e Arte é conhecido por promover o diálogo entre a investigação de ponta e a arte e pode ser uma plataforma estimulante para as abordagens inovadoras de Morris. Os seus trabalhos anteriores incluem colaborações com instituições de renome como a Universidade de York e a Universitat de Barcelona, ​​​​o que mostra que possui uma ampla rede nas áreas artística e científica.

Um olhar para o futuro

O projeto atual de Louise Ward Morris, que ela desenvolve desde 2023, concentra-se na história e na tecnologia das telas LCD. Ela está investigando a produção de cristais líquidos para aplicações esculturais. Mais do que nunca, o intercâmbio criativo com a ciência e a tecnologia estará no centro do seu trabalho.

Além disso, a ressonância da residência de Morris no Science and Art Lab pode ser importante para mais do que apenas a própria artista. Programas como este Artistas do DAAD em Berlim O programa também mostra a importância desse intercâmbio para o cenário cultural internacional. Estas residências não só proporcionam protecção às mentes criativas cuja liberdade e direitos estão ameaçados, mas também marcam presença na actual crise climática, defendendo práticas sustentáveis.

Será interessante ver quais resultados surgirão da residência de Louise Ward Morris. Certamente traz uma lufada de ar fresco ao mosaico criativo da ciência e da arte em Braunschweig.