Tenha cuidado, Braunschweig! A traça processionária do carvalho ameaça o nosso verão!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Braunschweig alerta sobre as mariposas processionárias do carvalho: informações sobre infestações, alergias e medidas de proteção na estação quente.

Braunschweig warnt vor Eichenprozessionsspinner: Informationen zum Befall, Allergien und Schutzmaßnahmen in der warmen Jahreszeit.
Braunschweig alerta sobre as mariposas processionárias do carvalho: informações sobre infestações, alergias e medidas de proteção na estação quente.

Tenha cuidado, Braunschweig! A traça processionária do carvalho ameaça o nosso verão!

O verão se aproxima e a cidade de Braunschweig exibe suas cores vivas. A febre da primavera traz muitas pessoas para a natureza. Mas tenha cuidado! A mariposa processionária do carvalho (Thaumetopoea processionea) também pode se tornar um problema nesta época do ano. Essas lagartas estão ativas de maio ao final de julho ou início de agosto e se sentem particularmente confortáveis ​​em carvalhos. A partir do terceiro estágio larval, eles desenvolvem pêlos venenosos que podem causar reações alérgicas graves ao contato.

Erupções cutâneas com coceira, vermelhidão e dificuldades respiratórias, como dor de garganta e tosse, estão entre os possíveis sintomas causados ​​pelos pelos finos. Eles podem até causar ataques de asma, especialmente em quem sofre de alergias. Portanto, é aconselhável evitar as áreas afetadas e ter cautela especial, como relata news38.de.

Tenha cuidado ao passar tempo ao ar livre

A cidade de Braunschweig tomou medidas para proteger a população. Ninhos de lagartas em áreas sensíveis como escolas, creches e hospitais são removidos em até 24 horas. Em áreas residenciais isso acontece em 48 horas. Na primeira quinzena de maio, os nemátodos também são utilizados para combater biologicamente a mariposa processionária do carvalho, sem colocar as pessoas em perigo. Os sinais de infestação devem ser levados a sério e nunca se deve entrar em áreas isoladas.

Se você suspeitar de mariposas processionárias do carvalho, os cidadãos podem entrar em contato com a cidade pelo telefone 0531/470-1 ou 0531/115 ou enviar um e-mail para buergertelefon@braunschweig.de. No entanto, deve-se notar que apenas carvalhos infectados são relatados. Todas as outras árvores não são afetadas.

Um perigo crescente

O problema da mariposa processionária do carvalho está aumentando, como explica netdoktor.de. O aumento das temperaturas e a falta de geadas noturnas favorecem a ocorrência dessas pragas. As crianças que brincam, os caminhantes nas florestas e os residentes em áreas com carvalhos estão particularmente em risco.

Os pêlos finos e ardentes quebram-se facilmente e podem ser espalhados por longas distâncias pelo vento. Portanto, o contato direto com as lagartas ou ninhos não é necessário para se colocar em perigo. Os grupos de risco devem ter especial cuidado quando passam tempo na natureza ou utilizam lenha de carvalho.

Sintomas e tratamento

As reações alérgicas variam muito. Embora alguns pacientes apresentem apenas sintomas leves, outros podem apresentar sintomas mais graves que podem até resultar em choque alérgico. Em caso de reações graves, é imprescindível uma visita ao médico. Anti-histamínicos e cortisona podem ajudar no tratamento. Qualquer pessoa que sofra de histórico de reações deve definitivamente tomar todas as medidas de precaução e evitar as áreas afetadas, aconselha gesundpedia.de.

Como medida preventiva, é aconselhável usar roupas compridas e informar-se sobre a situação atual das florestas circundantes antes de passar algum tempo ao ar livre. Em caso de reação alérgica grave, devem ser tomadas medidas de primeiros socorros e um médico de emergência deve ser chamado para estabilizar a circulação.

Uma coisa é certa: a mariposa processionária do carvalho é uma criatura séria na estação quente. Então aproveite o verão, mas cuide bem de você e das pessoas ao seu redor!