Crise da cerveja na Alemanha: tradicional cervejaria Carl Betz pede falência!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A tradicional cervejaria Carl Betz de Celle pede falência; O declínio do consumo de cerveja e os elevados custos de energia estão a colocar pressão sobre a indústria.

Die traditionsreiche Brauerei Carl Betz aus Celle meldet Insolvenz an; rückläufiger Bierkonsum und hohe Energiekosten belasten Branche.
A tradicional cervejaria Carl Betz de Celle pede falência; O declínio do consumo de cerveja e os elevados custos de energia estão a colocar pressão sobre a indústria.

Crise da cerveja na Alemanha: tradicional cervejaria Carl Betz pede falência!

O panorama cervejeiro na Alemanha está enfrentando mudanças profundas. O consumo per capita de cerveja tem diminuído há anos, afetando não apenas o paladar alemão, mas também criando sérios desafios financeiros para muitas cervejarias. Então agora o tradicional tem Cervejaria Carl Betz de Celle pediu falência. Fundada em 1893, era a cervejaria de malte torrado mais antiga do país e oferecia uma linha que incluía Celler Pilsner e Celler Dunkel. O pedido de falência no tribunal distrital de Celle é outro sinal de alarme para a indústria.

As causas deste desequilíbrio económico são complexas. Segundo relatos do Foto É a diminuição do consumo de cerveja, o aumento dos custos de energia e os investimentos necessários para alcançar a neutralidade climática até 2045 que estão a levar as pequenas e tradicionais fábricas de cerveja, em particular, à beira da sua existência. Mais de 90 cervejarias já tiveram de fechar desde 2020, enquanto as vendas de cerveja caíram 9,5% em outubro de 2025 – o que corresponde a menos 600 mil hectolitros. Esta evolução é particularmente reforçada pela mudança no comportamento do consumidor das gerações mais jovens, que se concentram cada vez mais numa alimentação saudável e no consumo de menos álcool.

Uma olhada nos números

  • Marken wie Oettinger in Braunschweig, die im Oktober 2025 die Schließung ihres Standorts bekanntgaben, sind nicht die einzigen. Auch die Privatbrauerei Eichbaum aus Mannheim und viele andere Familienbrauereien stehen vor ähnlichen Herausforderungen. Ein Überblick über weitere betroffene Brauereien zeigt die Tragweite der Krise:
  • Genossenschaftsbrauerei Rötz (Bayern) – Insolvenzanmeldung (Oktober 2025)
  • Familienbrauerei Landsberger (Sachsen-Anhalt) – Betriebseinstellung (September 2025)
  • Rosenbrauerei Pößneck (Thüringen) – Insolvenzverfahren (Februar 2025)
  • Privatbrauerei Märkl (Bayern) – Betrieb eingestellt (Mai 2025)
  • Hotel & Brauerei „Schulzens“ (Sachsen-Anhalt) – Insolvenzantrag (Februar 2025)

A indústria está em transição

Os desafios são enormes. Os custos mais elevados de energia e os custos crescentes com pessoal estão a colocar uma pressão adicional sobre a situação das vendas das cervejeiras afetadas. A mudança do gás para a eletricidade exige um investimento alargado em novas tecnologias para cumprir os requisitos da neutralidade climática. Aqueles também estatísticas mostra que as vendas de cerveja caíram 13,7% desde 2014.

A crise da cerveja na Alemanha é influenciada não apenas pelas cervejarias tradicionais, mas também pelas tendências demográficas e pelas mudanças nas preferências dos consumidores. O que resta são rostos tristes e uma pergunta ansiosa: para onde leva esse caminho? O futuro da cerveja alemã está em jogo.