Aniversário de Bach: 10 anos de obras para órgão lançadas em 20 CDs!
Eric Lebrun e Marie-Ange Leurent apresentam o volume final de seus Integrais de Bach, publicado em 12 de dezembro de 2025.

Aniversário de Bach: 10 anos de obras para órgão lançadas em 20 CDs!
As obras-primas para órgão de Johann Sebastian Bach são uma verdadeira experiência para todos os amantes da música. Eric Lebrun e Marie-Ange Leurent concluíram com sucesso a integralidade destes trabalhos após dez anos de trabalho. No dia 12 de dezembro de 2025 foi lançado o volume final das fascinantes peças gravadas neste ambicioso projeto. Não só o período de tempo, mas também a variedade de órgãos gravados e a profundidade da música atestam o extraordinário empenho e a amorosa atenção aos detalhes. Alto Rádio França Toda a coleção compreendeu um total de 10 volumes com 20 CDs, generosas 25 horas de pura música.
O desafio de reunir esta coleção de obras para órgão envolveu a utilização de 14 órgãos diferentes em quatro países: Alemanha, Áustria, Suíça e França. O que é particularmente impressionante é o facto de as gravações terem ocorrido tanto em órgãos modernos, como o órgão Grenzing em Saint-Cyprien-en-Périgord, como em instrumentos históricos, incluindo órgãos da família Silbermann na Alsácia e órgãos de Trost e Köhler na Turíngia.
O último volume e seus tesouros
No volume final, os músicos tocam o órgão Aubertin da igreja de Saint-Loup-sur-Thouet e o renomado órgão histórico da Jakobikirche de Lübeck. Esses lugares são importantes não apenas musicalmente, mas também historicamente. O último volume contém não apenas as “Seis Sonatas em Trio”, que é um dos movimentos de órgão de três partes mais exigentes, mas também obras recém-descobertas, como a Fantasia em Dó menor. Isso prova como a musicologia traz continuamente à luz novas facetas do repertório já conhecido. Também Eric Lebrun confirma a diversidade contida no volume final.
A obra de Bach é o epítome da composição orgânica. Historicamente, Bach, a quem a escola de órgão do Norte da Alemanha deve muito, é um dos maiores compositores. Suas quase 220 composições para órgão, disponíveis em diversas formas e tipos de movimento, impõem altas demandas técnicas aos organistas que tocam. Esta música varia de fugas artísticas a arranjos de corais comoventes, alguns dos quais estão gravados no Orgelbüchlein (BWV 599–644). A diversidade criativa das obras para órgão de Bach é indiscutível e varia de tocatas ornamentadas a passacaglios profundos.
Perspectivas futuras e redisponibilidade
Outro detalhe interessante: alguns volumes, como I, IV e V, já estão esgotados, mas a partir de janeiro de 2026 estarão novamente disponíveis em nova edição. Além disso, as três Chaconnes, que só foram oficialmente identificadas como obras de Bach em 17 de novembro de 2025, serão acrescentadas ao Volume IV revisado. Na série sobre a fama e influência de Bach, é seu estilo virtuoso e imaginativo que cativa os ouvintes.
A coleção completa está disponível no selo Monthabor via Chanteloup Musique e certamente fará as delícias de muitos amantes da música. Se desejar fazer uma pré-encomenda, você pode fazê-lo em Música Chanteloup fazer para garantir que eles sejam os primeiros a receber as novas injeções.
No geral, o trabalho de Lebrun e Leurent não é apenas uma homenagem ao mestre Bach, mas também uma conquista impressionante no caminho para a preservação e valorização do seu trabalho para órgão, que enriquece o património cultural no norte da Alemanha e não só.