La Ciotat luta pelo título de Ville d’art et d’histoire”!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

La Ciotat busca o título de “Ville d’art et d’histoire” para promover seu patrimônio cultural e apoiar projetos de restauração.

La Ciotat strebt den Titel „Ville d’art et d’histoire“ an, um ihr kulturelles Erbe zu fördern und Restaurierungsprojekte zu unterstützen.
La Ciotat busca o título de “Ville d’art et d’histoire” para promover seu patrimônio cultural e apoiar projetos de restauração.

La Ciotat luta pelo título de Ville d’art et d’histoire”!

La Ciotat, uma cidade encantadora na costa mediterrânea francesa, decidiu reivindicar o título de “Ville d’art et d’histoire”. Este prémio específico poderá trazer recursos essenciais para o desenvolvimento e valorização do património cultural da cidade. Jean-Louis Tixier, vice-prefeito, explica a ambiciosa estratégia para transformar locais históricos de memória em locais culturais vivos. O foco está principalmente na restauração dos tesouros arquitetônicos da cidade, que contam diversas histórias.

Um dos lugares salvos é o Eden Theatre, considerado o cinema mais antigo do mundo. Além disso, o antigo hospital, originalmente construído em 1610, foi convertido em uma moderna mediateca. Outro exemplo significativo é o teatro mais antigo da cidade, que hoje funciona como conservatório. Estas iniciativas demonstram o compromisso da cidade com a preservação do património e a promoção de jovens talentos.

Um impulso poderoso para a comunidade

Em 3 de junho de 2024, La Ciotat solicitará oficialmente o título de “Ville d’art et d’histoire”. Com este título, os responsáveis ​​prosseguem o objectivo de desenvolver a valorização do património cultural em estreita cooperação com as comunidades locais. A Câmara Municipal aprovou no dia 23 de junho o lançamento de um inventário intitulado “O Património do Século XVII – A Idade de Ouro de La Ciotat”. Este é criado em cooperação com as autoridades regionais e a comunidade e pretende dar uma nova olhada no apogeu da cidade, quando capitães e armadores genoveses garantiram o crescimento económico.

No século XVII, La Ciotat conheceu um crescimento extraordinário, que foi particularmente perceptível através de numerosos projetos de construção. Foi precisamente nesta época que foram fundadas numerosas capelas e mosteiros, inclusive pela irmandade dos Pénitents Bleus. Esta irmandade, fundada em 1597, deixou uma marca importante, sobretudo através da Capela dos Pénitents Bleus, construída em 1626 e classificada como monumento histórico em 1992.

Um olhar para a história

A cidade de La Ciotat tem uma história movimentada, que também se reflete no seu brasão. O atual brasão mostra a cidade como um povoado à beira-mar, rodeado por antigas fortificações. A pesca à linha teve grande importância para os primeiros habitantes; Ainda hoje, a pesca da sardinha continua a desempenhar um papel central na região. Esta referência histórica ilustra o quão fortemente as histórias do passado estão interligadas com a identidade da cidade e como é importante transmiti-las.

Além disso, o património cultural é visto como um meio de revitalização em muitas cidades europeias. Um projeto apoiado pela UE conhecido como ROCK (Regeneração e Otimização do Património Cultural em Cidades Criativas e do Conhecimento) visa preservar e valorizar os centros históricos. La Ciotat poderia beneficiar destes conhecimentos ao utilizar o património cultural para promover o desenvolvimento social e económico.

A combinação de património histórico e projetos modernos mostra que La Ciotat está num caminho promissor não só para se estabelecer como uma cidade de cultura, mas também para aumentar a qualidade de vida dos seus cidadãos. A cidade poderá em breve servir de modelo para outras cidades históricas que procurem superar desafios semelhantes.