Início da temporada: Sables-d’Olonne melhor preparado contra o surtourismo!
Saiba como o surtourismo terá impacto nas cidades costeiras de Noirmoutier e Les Sables-d’Olonne no verão de 2025 e destaque os desafios do design de turismo sustentável.

Início da temporada: Sables-d’Olonne melhor preparado contra o surtourismo!
A temporada de férias deste ano promete ser particularmente movimentada nas regiões turísticas populares da costa francesa. Uma comparação entre Noirmoutier-en-l'Île e Les Sables-d'Olonne mostra diferenças significativas: enquanto a população da pequena ilha aumenta para até 100.000 pessoas no verão, o número de visitantes em Les Sables-d'Olonne aumenta para cerca de 300.000. Este desenvolvimento destaca os desafios do chamado “surturismo”, como relata my-angers.info.
A ilha de Noirmoutier tem cerca de 4.600 habitantes durante todo o ano, mas durante a alta temporada esse número dispara para onze vezes. Em comparação, Les Sables-d’Olonne, onde vivem cerca de 49.000 pessoas, consegue lidar melhor com a carga turística. Talvez isso se deva ao fato de a cidade ter melhor infraestrutura e oferecer mais espaço para descanso e relaxamento.
O lado negro do turismo
Apesar das belezas da região, como as praias pitorescas e a beleza natural da paisagem, o lado negro do turismo também fica evidente. De acordo com 20 minutos.fr, 80% dos turistas visitam apenas 20% do território francês anualmente, o que leva à superlotação e a problemas de trânsito. Para contrariar esta situação, está actualmente a ser apresentado um plano de regulação do turismo. As medidas propostas incluem, mas não se limitam a, taxas de estacionamento, taxas de entrada e até cotas diárias de acesso a determinadas praias e locais.
A ideia de um nível de visitantes para a ilha de Noirmoutier é apoiada por três em cada quatro municípios. Estas ideias inovadoras poderão ajudar a gerir melhor os fluxos turísticos, protegendo simultaneamente a qualidade de vida da população local.
Sustentabilidade no turismo
A discussão sobre o surtourismo também levanta questões sobre a sustentabilidade. O Umweltbundesamt afirma que o turismo tem efeitos positivos e negativos no meio ambiente e na sociedade. Sustentabilidade significa reconhecer essas influências e colocá-las numa relação equilibrada. Isto inclui não apenas aspectos ambientais, mas também dimensões sociais e económicas.
A necessidade de uma abordagem consciente e sustentável aos destinos turísticos torna-se cada vez mais urgente. As autoridades e comunidades locais têm o dever de desenvolver conceitos que satisfaçam as necessidades tanto dos turistas como dos residentes locais.
No geral, a temporada deste ano nos centros turísticos mostrará claramente até que ponto regiões como Les Sables-d'Olonne e Noirmoutier podem preparar-se para os desafios crescentes do surtourismo. As medidas regulamentares estratégicas poderão mudar o jogo para o futuro do turismo em toda a França.