Órfãos de Sumy: Três semanas de esperança e alegria em Celle!
25 órfãos da cidade ucraniana de Sumy viveram três semanas cheias de esperança em Celle, organizadas pela administração municipal.

Órfãos de Sumy: Três semanas de esperança e alegria em Celle!
Recentemente, 25 órfãos regressaram da cidade gémea ucraniana de Sumy, depois de uma estadia de três semanas em Celle. Esta viagem foi organizada pela cidade sob a direção do prefeito Jörg Nigge e ofereceu aos jovens a oportunidade de escapar por um curto período da vida cotidiana opressiva em sua terra natal devastada pela guerra. A viagem de volta durou 49 horas, mas o grupo chegou em casa em segurança.
A estadia dos jovens começou no dia 2 de julho e foi inicialmente caracterizada pela incerteza e pelo medo. Mas esses sentimentos rapidamente se transformaram em alegria e curiosidade. Na primeira semana o grupo esperava uma programação variada. Incluiu visitas guiadas, um convite à Antiga Câmara Municipal com a Cônsul Geral da Ucrânia Iryna Tybinka, uma visita aos bombeiros, ao circo juvenil e, finalmente, uma visita ao cinema em Hanôver.
Relaxamento e aventura
A segunda semana incluiu uma viagem a Berlim e Potsdam, enquanto a terceira semana incluiu a exploração de atrações em Hamburgo, Parque Serengeti, Parque Heide e Hexentanzplatz. O grupo comemorou a despedida de Celle com um jogo de futebol no qual participou de uma copa da liga de lazer. Lá o torneio terminou com um empate nos pênaltis.
No entanto, os preparativos para a viagem não foram nada fáceis. Devido aos contínuos ataques russos a Sumy e à região, até recentemente não estava claro se o grupo conseguiria atravessar a fronteira com segurança. No entanto, conseguimos ultrapassar estes obstáculos e dar aos jovens um descanso, que era urgentemente necessário em tempos difíceis.
Elevada disponibilidade para ajudar em Celle
Celle não está comprometida apenas com esta viagem especial. A vontade de ajudar os refugiados ucranianos continua elevada. Um mercado de pulgas gratuito ocorreu no Centro Familiar Paulus no dia 21 de maio, onde famílias refugiadas puderam comprar os suprimentos necessários, como roupas, brinquedos e utensílios domésticos. Esta campanha foi apoiada por uma iniciativa privada e pela CeBus GmbH & Co. KG, que também organizou o transporte de autocarro para os refugiados.
As pessoas em fuga, especialmente mulheres, crianças e jovens, encontram protecção temporária na Alemanha. Para melhor apoiá-los, os estados federais e os municípios trabalham em estreita colaboração, como enfatiza o Ministério Federal da Família. Existem inúmeras iniciativas que visam oferecer estabilidade às crianças e jovens refugiados e promover a sua integração. Entre outras coisas, foram criados programas para apoiar refugiados menores não acompanhados e prestar assistência a mulheres grávidas em situações de emergência.
Cerca de 500 serviços de migração juvenil estão disponíveis para ajudar a chegada de jovens com idades entre 12 e 27 anos. É também promovido o apoio psicossocial aos refugiados traumatizados para que os jovens possam encontrar uma nova situação de vida.
A impressionante viagem dos órfãos de Sumy para Celle não só ilustra a importância da solidariedade e do apoio aos refugiados ucranianos, mas também o grande empenho da cidade e dos seus cidadãos durante este período desafiador. A estadia não só proporcionou aos jovens belas recordações, mas também lhes deu esperança de que poderão levar consigo para a sua terra natal.
Para obter mais informações sobre ajuda aos refugiados ucranianos em Celle, você pode entrar em contato com Celle Presse e o Ministério Federal da Família, Idosos, Mulheres e Juventude. Além disso, CZ.de relata detalhadamente as experiências do grupo.