Delmenhorst está planejando consultas orçamentárias transparentes: é assim que você economiza!
A prefeita Petra Gerlach está planejando consultas orçamentárias transparentes para 2026 em Delmenhorst, a fim de obter economias.

Delmenhorst está planejando consultas orçamentárias transparentes: é assim que você economiza!
Há sinais de mudança em Delmenhorst: a prefeita Petra Gerlach (CDU) anunciou medidas claras para as consultas orçamentárias de 2026 para melhorar a situação financeira da cidade. Os planos prevêem a participação abrangente dos cidadãos, a fim de criar transparência e envolver ativamente os cidadãos no processo Relatórios Weser-Kurier. O foco está num enorme défice de mais de 41 milhões de euros, que está a pressionar a administração para fazer poupanças.
O desafio que muitos municípios enfrentam hoje não é nada novo. Especialmente em tempos em que o orçamento está sobrecarregado pelo aumento dos custos e pela estagnação das receitas, como KGSt explicou. Crises como a pandemia, a escassez de energia e a inflação estão a piorar significativamente a situação. A gestão flexível e bem pensada do planeamento orçamental é essencial, especialmente agora.
Medidas de consolidação fiscal
No âmbito da consolidação orçamental, a cidade de Delmenhorst apresentou um pacote de medidas no valor de 3,28 milhões de euros. Isto inclui, entre outras coisas, uma expectativa de receitas adicionais provenientes do imposto sobre cães de 110.000 euros, que foi rejeitada esta semana pela comissão técnica responsável. A administração é obrigada a implementar poupanças, nomeadamente nos serviços voluntários, uma vez que as tarefas obrigatórias não são afetadas.
- Der Kinderschutzbund erhält statt 18.500 Euro lediglich 5.000 Euro.
- Die Förderung der Schwangerschaftsberatung der Caritas wird von 10.000 Euro auf 5.000 Euro gekürzt.
- Das Hood-Training wird mit nur 2.000 Euro unterstützt, anstatt der geplanten 17.986 Euro.
Petra Gerlach enfatizou que não foi planeado nenhum “desmatamento”, mas em muitos lugares os cidadãos já estão a fazer ouvidos céticos quando se trata das poupanças anunciadas. O total de todas as candidaturas ascende a 145.465 euros, mas apenas 74.500 euros são aprovados. Esta abordagem levanta questões sobre a transparência realmente procurada, uma vez que a lista de subvenções da administração não é acessível ao público.
O papel dos cidadãos
Um ponto central no plano de Gerlach é o envolvimento dos cidadãos. Dados os elevados défices, torna-se cada vez mais importante incluir a voz dos cidadãos no processo de tomada de decisões. Esta abordagem não é apenas uma forma de controlar a situação financeira, mas também promove a confiança dos cidadãos na administração.
A pressão para dominar com sucesso a consolidação orçamental representa um desafio duradouro para muitos municípios. Bússola de reforma relata que muitas cidades estão a tentar obter poupanças através da cooperação intermunicipal. Mas também aqui há opiniões diferentes: enquanto o SPD em Vienenburg rejeita cortes nos serviços voluntários, a CDU vê potencial para poupanças no plano de pessoal, mas ainda apela a um equilíbrio entre poupanças e prestação de serviços.
Os próximos meses serão cruciais para a forma como a cidade de Delmenhorst responderá aos desafios. Com um diálogo aberto entre a administração e os cidadãos, seria possível encontrar soluções em conjunto e conseguir as poupanças necessárias sem pôr em perigo a qualidade de vida. Continua a ser emocionante ver que caminhos a cidade tomará para sair das dificuldades financeiras.