Choque de insolvência para Hüffermann: centenas de empregos em risco!
Hüffermann Krandienst GmbH declara falência; o pedido foi apresentado ao tribunal distrital de Delmenhorst em 22 de setembro de 2025.

Choque de insolvência para Hüffermann: centenas de empregos em risco!
Numa reviravolta surpreendente, a Hüffermann Krandienst GmbH pediu falência em 22 de setembro de 2025. Isto também afeta várias subsidiárias, como Knaack GmbH e Thömen Spedition GmbH & Co. A administração preliminar da insolvência está nas mãos de Tim Beyer, um advogado experiente do escritório de advocacia Görg. O pedido foi apresentado ao tribunal distrital de Delmenhorst, o que perturbou os 600 funcionários da empresa e muitos clientes.
A Hüffermann, conhecida pelas suas gruas e serviços no setor pesado, tem sofrido enorme pressão de fatores externos, apesar de um impressionante volume de negócios anual de cerca de 232 milhões de euros em 2024. Entre outras coisas, os anos de recessão económica na Alemanha e a guerra em curso na Ucrânia colocaram um pesado fardo sobre a empresa. As elevadas tarifas de importação para os EUA, que chegam a 50 por cento, dificultaram muito as exportações, o que tem consequências fatais para a indústria. Além disso, há clientes retalhistas que estão relutantes em investir, que representam 40% das vendas e que estão agora a conter os seus gastos.
Impacto na força de trabalho
Apesar da falência, as operações comerciais continuarão inicialmente em todos os locais da Alemanha. O foco principal é garantir o maior número possível de empregos. Os salários e vencimentos são cobertos pelo dinheiro da insolvência, pelo menos até que o assunto seja esclarecido. No entanto, os problemas com o pagamento do dinheiro da insolvência atrasaram-se, o que já conduziu a negócios operacionais limitados. As portagens e os cartões de combustível por vezes não funcionam, o que afecta gravemente os transportes.
A situação reflecte também a situação económica mais ampla na Alemanha, que a ZDF informa estar sob pressão. Em 2024, o produto interno bruto caiu 0,2 por cento, destacando o declínio da indústria e a estagnação do crescimento na construção. Estas circunstâncias colocam pressão sobre toda a economia e tornam empresas como a Hüffermann particularmente vulneráveis.
O caminho a seguir
A esperança de uma recuperação judicial parece promissora. Foi criada uma comissão provisória de credores e existe a possibilidade de uma consolidação sustentável. A anterior estratégia de investimento da empresa, que se caracterizou por expansões e aquisições nos últimos anos, desempenhará um papel crucial na reestruturação. Um total de impressionantes 222 milhões de euros foram investidos em novos guindastes Liebherr de 2021 a 2024.
Discussões cruciais com credores, clientes e fornecedores são agora iminentes. O sucesso destas negociações poderá garantir o futuro da empresa e, portanto, de numerosos colaboradores. O feedback da indústria mostra uma estreita parceria com a Liebherr que oferece perspectivas promissoras. Mas as condições económicas tensas e as incertezas nos mercados tornam a situação ainda mais complicada.
Neste ambiente desafiador, continua a ser emocionante ver como a Hüffermann Krandienst GmbH e as suas subsidiárias se desenvolverão nos próximos meses e se o rumo pode ser definido para uma reorganização bem-sucedida e estabilidade a longo prazo.
Para saber mais sobre o histórico, visite os artigos sobre Mercúrio, Talentos pesados e ZDF.