Exigência de máscara na Clínica Delme: Protegida contra gripe e COVID-19!
Tendo em conta o número crescente de doenças respiratórias, a Clínica Delme em Delmenhorst está a introduzir a exigência de máscara em duas enfermarias.

Exigência de máscara na Clínica Delme: Protegida contra gripe e COVID-19!
Recentemente, a situação na Clínica Delme em Delmenhorst tornou-se mais grave. Devido ao elevado número de pacientes com doenças respiratórias relacionadas com vírus, a instalação introduziu a exigência de máscara em duas enfermarias. Atualmente, 14 pacientes estão sendo tratados lá, incluindo 13 com gripe e uma pessoa com COVID-19. Esta medida visa ajudar a evitar que os vírus se espalhem ainda mais. O Diretor Geral, Christian Peters, enfatiza a importância do uso de máscaras para evitar infecções e é feita uma recomendação de máscara para funcionários e visitantes de outras áreas da clínica. Apesar da elevada utilização da capacidade, o atendimento médico ainda é garantido.
Nas últimas semanas, a carga sobre os hospitais devido a constipações e gripes aumentou significativamente. Especialmente na primeira semana do ano, cerca de cinco milhões de pessoas na Alemanha relataram doenças respiratórias agudas. A epidemia de gripe em curso, que normalmente atinge o pico em Janeiro ou Fevereiro, sugere que mais de 40 por cento destas doenças são devidas aos vírus da gripe. O ECDC alerta também para uma época de gripe mais grave na Europa, sobretudo devido à nova variante K do vírus da gripe.
Uma tendência preocupante
Embora os casos de gripe estejam a aumentar na Alemanha, os relatórios indicam que cerca de 800.000 casos de gripe foram registados em Itália no espaço de uma semana. O Instituto Robert Koch (RKI) afirma que as infecções respiratórias agudas são frequentemente causadas por vários vírus, incluindo a gripe. Muitas pessoas acreditam que uma infecção por gripe é a mesma doença que a gripe, mas existem diferenças sérias. Sintomas como coriza, tosse e dor de garganta são geralmente leves e ocorrem devido a numerosos patógenos, enquanto a gripe é caracterizada por febre repentina e uma forte sensação de doença.
Um detalhe importante que muitas vezes é esquecido: a temporada de gripe se estende da 40ª semana do calendário até a 20ª semana do ano seguinte, o que significa que o inverno é o principal período de propagação da gripe. O número real de casos da doença é muitas vezes subnotificado porque nem todos os pacientes vão ao médico, o que leva a uma subestimação do número de infecções. Portanto, a observação minuciosa e o registro real dos casos de doença são essenciais.
Vacinações e recomendações
Estão disponíveis vacinas para combater a gripe e podem prevenir complicações como a pneumonia, especialmente em pessoas idosas, com doenças crónicas ou imunocomprometidas. Embora não existam vacinas contra a maioria dos vírus da constipação, a vacinação contra o VSR foi aprovada para pessoas idosas desde 2023, enquanto a profilaxia contra o VSR para recém-nascidos e lactentes foi recomendada a partir de 2024.
Os visitantes da Clínica Delme podem chegar diariamente a partir das 13h. às 19h, embora horários especiais de visita sejam aplicados mediante agendamento para familiares de pacientes internados na unidade de terapia intensiva. Com uma situação um pouco mais tensa e um elevado número de casos relacionados com constipações, a saúde da população continua a ser uma questão importante. Portanto, se você ainda não foi vacinado contra a gripe sazonal, convém marcar uma consulta para proteger a si e aos outros.
No geral, mostra que, apesar dos desafios apresentados pela epidemia de gripe e pelos vírus da constipação, devemos sempre agir de forma vigilante e prudente, a fim de nos protegermos a nós próprios e aos grupos vulneráveis em termos de saúde na nossa sociedade. Informações sobre os vírus respiratórios atuais também podem ser encontradas no site do RKI, que publica regularmente relatórios sobre a atividade da gripe.