Emden está iniciando um novo mega-ancoradouro com 70 milhões de euros!
Em 12 de agosto de 2025, teve início a construção de um novo cais para meganavios no porto exterior de Emden, a fim de garantir a competitividade.

Emden está iniciando um novo mega-ancoradouro com 70 milhões de euros!
Foi iniciada a construção de um novo cais para navios de grande porte no porto exterior de Emden, uma medida que visa não só garantir a competitividade da localização, mas também ter em conta as exigências ecológicas do Ems. Um sinal significativo foi enviado com o primeiro golpe do primeiro-ministro da Baixa Saxônia, Olaf Lies, e do ministro do Meio Ambiente, Christian Meyer, em 12 de agosto de 2025. Como Envio terrestre on-line destaca em seu relatório, para o sucesso da existência do porto de Emden, que se consolidou como número dois na Alemanha e número três na Europa em movimentação de automóveis, será criado um novo cais com muro de cais de 337 metros de comprimento e uma ampla área terminal de 23.200 m².
O custo do projecto ronda os 70 milhões de euros, financiado pelo estado da Baixa Saxónia, para criar a capacidade adicional necessária para o aumento da movimentação de veículos e carga geral. No ano passado, cerca de 1,24 milhões de veículos foram movimentados em Emden, tornando o porto um centro central para o Grupo Volkswagen. A actual análise das necessidades mostrou claramente que os actuais cais já não são suficientes para fazer face ao tamanho crescente dos navios. Niedersachsen.de salienta que o controlo das marés previsto visa fazer ajustes na qualidade da água do rio e que os berços existentes estão ameaçados por flutuações profundas devido às previsões de maré baixa.
Benefícios ecológicos e futuro do porto
O novo cais deverá não só melhorar os aspectos funcionais, mas também contribuir para a restauração ecológica do rio Ems. O objetivo é restaurar habitats fluviais típicos e melhorar a qualidade da água. Está previsto que o controlo das marés do Ems permitirá um calado mais raso no porto exterior, o que deverá reduzir a profundidade da água nos berços existentes em cerca de 40 centímetros. Isto poderia ter um impacto positivo tanto no transporte marítimo como no ambiente da região. A hora sublinha que as medidas fazem parte do “Plano Diretor Ems”, que visa o desenvolvimento sustentável do rio em combinação com o crescimento económico.
O projeto foi adjudicado ao grupo licitante “Realização do grande berço de navios em Emden” em maio de 2025. Neste grupo, empresas como a Gebr. Neumann de Emden, Aug. Prien e Van Oord Wasserbau de Hamburgo trabalham juntos para realizar os trabalhos de desmantelamento das instalações existentes, a nova construção da estrutura do cais e os trabalhos de dragagem necessários. Holger Banik, Diretor Geral da NPorts, destacou a importância estratégica dos portos da Baixa Saxônia e expressou confiança nas perspectivas positivas que este novo projeto traz consigo para a localização de Emden.
No geral, isto mostra que Emden não é apenas um centro logístico, mas também assume responsabilidade pelo meio ambiente. Graças ao novo cais e às medidas de protecção ambiental planeadas, o porto estará bem preparado para o futuro.