Olaf Lies apresenta a estratégia futura para a indústria automotiva da Baixa Saxônia
Olaf Lies prestará informações no parlamento estadual no dia 8 de outubro de 2025 sobre o futuro da indústria automobilística e o “Pacto Futuro da Mobilidade 2035”.

Olaf Lies apresenta a estratégia futura para a indústria automotiva da Baixa Saxônia
Hoje, 8 de outubro de 2025, há um compromisso importante na agenda do parlamento estadual da Baixa Saxônia. O primeiro-ministro Olaf Lies fará uma declaração governamental sobre a situação atual da indústria automotiva a partir das 9h. Ele fará referência ao documento “Pacto Futuro para a Mobilidade 2035”, que tem sido fortemente discutido nas últimas semanas. O próprio Lies enfatizou em setembro que a ideia de vender carros elétricos apenas a partir de 2035 era “infelizmente irrealista”. Ele é a favor de permitir novos motores de combustão mesmo após esta data, o que encontra resistência dos parceiros de coalizão do Partido Verde. São claramente contra o abandono dos motores de combustão e representam uma visão alternativa dos desafios que a indústria enfrenta. Relatórios de TEMPO.
No período que antecedeu a declaração, o Ministro da Economia, Grant Hendrik Tonne, também pensou no futuro das indústrias automóvel e fornecedora. Apelou a um realinhamento da estratégia até 2035 e enfatizou a necessidade de ajustes nos planos anteriores. Ele deixou claro que a Alemanha deve representar uma posição uniforme em relação à União Europeia. Tonne disse ainda que o debate sobre o “fim dos motores de combustão” deveria ser encerrado para focar em soluções pragmáticas. Ele reconheceu que houve vendas fracas tanto de veículos elétricos quanto de motores a combustão, o que tornou necessários ajustes. A mobilidade elétrica continua a ser a tecnologia líder e os veículos elétricos a bateria têm um futuro promissor. O Ministério da Economia, Trabalho, Transporte e Digitalização da Baixa Saxônia salienta também que a redução de CO2 deve ser alcançada através de uma maior proporção de combustíveis bio ou sintéticos.
Os tópicos da cúpula do carro
Face aos desafios, foi também anunciada uma cimeira automóvel, na qual também estarão presentes fornecedores. O objectivo desta cimeira é garantir empregos e fortalecer a indústria. A discussão sobre a ampliação da infraestrutura de recarga e incentivos à compra de carros elétricos é considerada urgente. Os valores-limite da frota também deverão ser monitorizados anualmente no futuro, a fim de cumprir o compromisso com as metas europeias de CO2, mantendo ao mesmo tempo um certo grau de flexibilidade.
Um tema particularmente trágico também está a ser discutido no parlamento estadual: o caso de Liana, de 16 anos, que foi morta na estação ferroviária de Friedland. A AfD apela à criação de uma comissão de investigação para esclarecer a forma como as autoridades e os tribunais da Baixa Saxónia lidaram com o suspeito, um requerente de asilo rejeitado no Iraque. Mesmo que a AfD tenha expressado o desejo de uma comissão de inquérito, não dispõe de votos suficientes para a criar sozinha.