Atenção, queridos! Como proteger sua audição na véspera de Ano Novo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Especialistas alertam para danos auditivos causados ​​por fogos de artifício na véspera de Ano Novo. Dicas de prevenção e primeiros socorros para as pessoas afetadas.

Experten warnen vor Gehörschäden durch Feuerwerk zu Silvester. Tipps zur Vorbeugung und Erste Hilfe für Betroffene.
Especialistas alertam para danos auditivos causados ​​por fogos de artifício na véspera de Ano Novo. Dicas de prevenção e primeiros socorros para as pessoas afetadas.

Atenção, queridos! Como proteger sua audição na véspera de Ano Novo!

O Ano Novo está chegando e com ele as celebrações anuais, que muitas vezes são acompanhadas por fogos de artifício coloridos e fogos de artifício barulhentos. Mas não importa quão bonito seja o espetáculo colorido no céu, os efeitos brilhantes escondem perigos significativos para a nossa audição. Um especialista da Helios Klinikum Gifhorn alerta com urgência sobre os danos auditivos agudos que podem ser causados ​​pelos fogos de artifício na véspera de Ano Novo. Não é nenhum segredo: ruídos de batidas de alto nível podem fazer muito mais do que apenas causar um breve choque. De acordo com regionalheute.de, níveis sonoros superiores a 150 decibéis podem ocorrer diretamente no ouvido.

Um traumatismo causado por explosões fortes pode ter consequências graves, como perda auditiva ou zumbido. Pessoas não envolvidas que são atingidas por fogos de artifício descontrolados estão particularmente em risco. Isso torna ainda mais importante levar a sério os sintomas de um trauma por explosão, como audição abafada ou sensação de pressão. Em caso de perda auditiva, você deve procurar rapidamente um médico otorrinolaringologista ou um pronto-socorro. Para se proteger dos perigos, é recomendado ficar a pelo menos oito metros de distância dos fogos de artifício e usar proteção auditiva adequada.

Perigos e manuseio responsável

Embora alguns considerem a tradição dos fogos de artifício essencial, os críticos apontam os riscos associados para as pessoas e o meio ambiente. Um ponto central aqui é o alto nível de poluição por poeira fina causada por fogos de artifício. Além disso, os activistas dos direitos dos animais e os activistas ambientais vêem o barulho da véspera de Ano Novo como um factor de stress significativo para muitos animais. De acordo com uma pesquisa realizada por localdirekt.de, cerca de 60 por cento dos feridos em 2021/2022 eram espectadores não envolvidos e os jovens com menos de 30 anos ficaram particularmente graves afetado. Mais de 80 por cento dos feridos eram do sexo masculino.

Os números falam por si: o risco de trauma por explosão é real e não deve ser subestimado. Estudos mostram que os fogos de artifício podem atingir volumes extremamente altos – até 160 decibéis, o que é quase o mesmo que o som de uma arma. Mas mesmo com emissões de ruído de 85 decibéis ou mais, as pessoas afetadas devem ter cuidado, pois aqui podem ocorrer danos auditivos. Existe o risco de perder temporária ou permanentemente o controle dos tons altos.

A prevenção é fundamental

A boa notícia? Existem inúmeras maneiras de proteger você e os outros! Eberhard Schmidt, presidente da Associação Federal de Profissionais de Saúde Auditiva, afirma que uma certa distância de fontes de ruído explosivo na verdade minimiza o risco. Qualquer pessoa que use proteção auditiva também está do lado seguro. É particularmente importante sensibilizar as crianças para a protecção contra o ruído desde cedo. Cápsulas especiais de proteção auditiva, muitas vezes chamadas de “Mickey Mice”, podem ser usadas aqui. Verificações auditivas regulares realizadas por médicos otorrinolaringologistas ou profissionais de saúde auditiva também sublinham a abordagem preventiva.

Além disso, se você tiver sintomas como assobios ou audição abafada perto do estrondo, consulte um médico imediatamente. Um trauma explosivo geralmente cicatriza sem quaisquer consequências duradouras, desde que o tratamento seja iniciado rapidamente. Uma intervenção rápida dentro de 24 a 48 horas pode contribuir decisivamente para a cura.

Embora a passagem de ano, com o seu lado mais colorido, seja uma festa de festa, não se deve perder de vista a responsabilidade para com a nossa audição. O equilíbrio entre celebração e cautela ajuda a aproveitar os momentos mágicos em um ambiente seguro. O melhor é que cada um faça bons negócios – com a sua audição!