Lobos na Baixa Saxónia: As perdas de gado estão a aumentar dramaticamente!
Houve ataques confirmados de lobos ao gado no distrito de Gifhorn em 2025, enquanto o lobo continua a ser um problema na Baixa Saxônia.

Lobos na Baixa Saxónia: As perdas de gado estão a aumentar dramaticamente!
A questão dos lobos continua a ser um tema muito debatido na Baixa Saxónia. Houve um ataque de lobo confirmado no distrito de Gifhorn no terceiro trimestre de 2025, que, apesar dos números atuais, só pode ser visto como um pequeno episódio num problema maior. Durante este período, duas mortes de gado foram registradas em Gifhorn - uma por um lobo e outra por outro animal. Numa comparação direta, o equilíbrio no distrito de Uelzen parece diferente. Aqui, 29 animais de fazenda foram mortos em 15 incidentes e, surpreendentemente, esta foi a primeira vez que um pônei foi vítima de um ataque de lobo. O incidente ocorreu na noite de 29 de setembro em Gerdau, onde o pônei islandês foi atacado.
Os agricultores do distrito de Cuxhaven também sofreram. Lá foram registrados 22 eventos de lacrimejamento, nos quais foi comprovado que o lobo foi a causa em 21 casos. Olhando para toda a região, as estatísticas mostram que, no final de setembro de 2025, foram detetadas 59 matilhas de lobos, três pares de lobos e dois lobos individuais residentes na Baixa Saxónia. Em comparação com o trimestre anterior, há uma matilha adicional, aumentando ainda mais as preocupações dos donos de animais de estimação.
Resumo de rachaduras em animais de fazenda
Os números são alarmantes: durante o período em análise, foram comunicados um total de 100 ataques a animais de criação na Baixa Saxónia, nos quais 200 animais foram mortos, 101 ficaram feridos e cinco foram dados como desaparecidos. As ovelhas foram as vítimas mais comuns dos ataques, seguidas pelo gado e pelos cavalos. A Câmara de Agricultura da Baixa Saxônia (LWK) é responsável por documentar e processar esses danos ao gado desde 1º de fevereiro de 2022. Se você suspeitar de um ataque de lobo, a LWK deve ser contatada o mais rápido possível pelo telefone (0511) 36651500.
Um desafio particular surge do regresso dos lobos, que é livre de conflitos em muitas regiões, mas representa um alvo fácil para os animais de criação. A ausência de grandes predadores fez com que muitas medidas de proteção contra os lobos fossem esquecidas. Isso resulta na documentação de mais ataques. O Ministério do Meio Ambiente da Baixa Saxônia elaborou, portanto, diretrizes para promover a proteção básica repelente de lobos para animais de criação. Embora não exista segurança 100%, a maioria das medidas de proteção provou ser eficaz.
Está disponível apoio financeiro sob a forma de pagamentos de capital para agricultores afetados por ataques de lobos. Estes são concedidos se for comprovado que o lobo é a causa e os animais da fazenda também são protegidos por proteção básica repelente de lobos. Pecuários como ovinos, caprinos e animais selvagens são particularmente afetados.
Em resumo, resta dizer: Os desafios colocados pela matilha de lobos são diversos e exigem tanto uma acção rápida em casos suspeitos como medidas de protecção eficazes. A comunicação entre os agricultores e as autoridades competentes necessita urgentemente de ser reforçada, a fim de proteger tanto os animais como os proprietários de animais preocupados. Se quiser saber mais sobre a situação atual em detalhes, você pode ler sobre isso em AZ Online ou em Wolfsmonitoring. Vamos trabalhar juntos para garantir que o regresso dos lobos não conduza a um conflito cada vez maior!