Constanze Schmidt: Revolução na cardiologia na UMG em Göttingen!
Constanze Schmidt é a nova diretora da Clínica de Cardiologia em Göttingen. Traz pesquisas inovadoras para o tratamento da fibrilação atrial.

Constanze Schmidt: Revolução na cardiologia na UMG em Göttingen!
Muita coisa está acontecendo no mundo da cardiologia, e um raio de esperança é Constanze Schmidt, que assumiu como nova diretora da Clínica de Cardiologia e Pneumologia do Centro Médico Universitário de Göttingen (UMG) em 1º de julho. [Göttinger Tageblatt]. “Pesquisas juvenis” em biologia aos 13 anos.
A pesquisadora, nascida em Lüneburg, trabalhou em instituições renomadas durante seus estudos em Göttingen, onde estudou medicina humana e física de 2003 a 2009. Ela não só recebeu seu doutorado em 2011, mas também continuou sua carreira com uma habilitação e uma cátedra na Universidade de Heidelberg. Schmidt, de 36 anos, é a única mulher na Alemanha com cadeira em cardiologia e se destacou na pesquisa, principalmente na área de eletrofisiologia celular.
Abordagens inovadoras em cardiologia
Um tema central na pesquisa de Schmidt são os canais iônicos TASK-1, que desempenham um papel essencial no desenvolvimento da fibrilação atrial. Uma equipe do projeto Schmidt descobriu que esses canais são mais comuns no átrio humano em pacientes com fibrilação atrial. Estas descobertas poderão lançar as bases para novos métodos de tratamento que podem melhorar significativamente a vida das pessoas afetadas. Herzstiftung relata uma droga promissora que bloqueia os canais iônicos TASK-1 e pode, assim, restaurar o ritmo cardíaco normal.
Os sintomas da fibrilação atrial paroxística não devem ser subestimados - palpitações, fraqueza, dores de cabeça e náuseas sobrecarregam muito os pacientes. Com o desenvolvimento de um medicamento bem tolerado, não só o ritmo cardíaco pôde ser restaurado rapidamente; A qualidade de vida das pessoas afetadas também poderá aumentar significativamente. Schmidt e sua equipe já iniciaram a primeira fase de testes com um medicamento já aprovado e que se mostrou bem tolerado.
Visões para o futuro
Schmidt não se concentra apenas em pesquisas inovadoras, mas também na conexão entre o coração e o cérebro. Ela está interessada nas interações entre esses dois órgãos, uma abordagem que está se tornando cada vez mais importante na pesquisa cardiológica. Ela também planeja desenvolver novos conceitos de tratamento, como as chamadas “tatuagens de coração”, para neutralizar arritmias cardíacas. Com inúmeros prêmios científicos e cinco patentes registradas, Schmidt tem uma boa mão não só na teoria, mas também na prática.
Schmidt também está envolvido na formação de jovens cardiologistas. Ela quer usar formatos interativos e métodos de ensino práticos para inspirar e educar a próxima geração de médicos. O seu regresso a Göttingen não é apenas celebrado como um triunfo pessoal, mas também pode ser o sinal de partida para uma nova era na cardiologia na UMG. Graças a abordagens inovadoras e a um foco claro na aplicação prática dos resultados da sua investigação, Constanze Schmidt poderia desempenhar um papel decisivo no desenvolvimento da medicina cardíaca.