Três livros de não ficção emocionantes para o Prêmio NDR: Quem ganhará no dia 6 de novembro?
O Prêmio NDR de Não-Ficção será concedido em Göttingen em 6 de novembro de 2025. A lista inclui três trabalhos sobre temas socialmente relevantes.

Três livros de não ficção emocionantes para o Prêmio NDR: Quem ganhará no dia 6 de novembro?
As coisas ficarão emocionantes em pouco mais de uma semana: em 6 de novembro, o cobiçado Prêmio NDR de Não-Ficção 2025 será concedido como parte do Outono de Literatura de Göttingen. Desde 2009, este prémio distingue o melhor livro de não-ficção do ano escrito em alemão e evoca anualmente uma vasta gama de tópicos que moldam significativamente o nosso discurso social. O comitê de nomeação criou agora a longa lista a partir de mais de 120 inscrições, das quais três títulos de destaque foram selecionados para a lista restrita. Isto é relatado pelo NDR.
Este ano, os nomeados abrangem um amplo espectro: desde a medicina de género até à vida e à morte, até à reconciliação com o passado familiar. Vamos dar uma olhada nos trabalhos que entraram na lista. Os três finalistas são:
- Güner Yasemin Balci – “Heimatland. Zähne zeigen gegen die Feinde der Demokratie”
- Alena Buyx – “Leben und Sterben. Die großen Fragen ethisch entscheiden”
- Eva Biringer – “Unversehrt. Frauen und Schmerz”
Diversos tópicos na longa lista
A longa lista inclui um total de dez títulos que abordam questões cruciais do nosso tempo, incluindo justiça social, destruição ambiental e responsabilidade, tanto a nível individual como colectivo. Os outros livros indicados são:
- Dr. Martin Bartenberger – “Was tun, wenn man nichts tun kann”
- Susanne Beyer – “Kornblumenblau. Der geheimnisvolle Tod meines Großvaters 1945 und die Frage, was er mit den Nazis zu tun hatte”
- Aladin Mafaalani – “Kinder – Minderheit ohne Schutz. Aufwachsen in einer alternden Gesellschaft”
- Klaus Peter Strohmeier und Franz-Stefan Gady – “Die Rückkehr des Krieges. Warum wir wieder lernen müssen, mit Krieg umzugehen”
- Matthias Glaubrecht – “Das stille Sterben der Natur. Wie wir die Artenvielfalt und uns selbst retten”
- Martyna Linartas – “Unverdiente Ungleichheit. Wie der Weg aus der Erbengesellschaft gelingen kann”
- Bernhard Pörksen – “Zuhören. Die Kunst, sich der Welt zu öffnen”
Os critérios de seleção dos jurados incluem relevância, originalidade e legibilidade dos títulos, como Portal de imprensa comunica. Todos os três títulos da lista combinam descobertas científicas com reflexões pessoais e oferecem informações sociais valiosas.
Mais informações sobre a cerimônia de premiação
A cerimônia de premiação acontecerá no Campus Sartorius em Göttingen e será transmitida ao vivo pela rádio NDR Kultur e na transmissão ao vivo online a partir das 19h. O vencedor receberá um prémio monetário de 15.000 euros, que será entregue tanto na cerimónia de entrega de prémios NDR como no prémio Sartorius “LifeScienceXplained”. O objetivo destes prémios é homenagear trabalhos que tratem de questões relevantes para o futuro nas áreas da cultura, sociedade, política, investigação e conhecimento, como reportagem Atualização regional pode ser visto.
Assim, no dia 6 de novembro saberemos qual dessas três obras destacadas vencerá a corrida. Uma coisa é certa: os temas são atuais e dizem respeito a todos nós - há realmente algo a ser dito!