Acordo na disputa pelo ex-presidente da universidade Tolan: o que vem a seguir!
Acordo na disputa judicial sobre o ex-presidente Tolan da Universidade de Göttingen: detalhes sobre a deseleição e nova gestão.

Acordo na disputa pelo ex-presidente da universidade Tolan: o que vem a seguir!
Após meses de disputas jurídicas, finalmente há um acordo entre o ex-presidente da Universidade de Göttingen, Metin Tolan, e o estado da Baixa Saxônia. Como o Jornal Borken relatado, o acordo foi oficialmente confirmado hoje por um porta-voz do Tribunal Administrativo de Göttingen. Tolan entrou com um processo contra sua demissão depois que o Senado da Universidade Georg-August retirou sua confiança dele no ano passado, o que levou à sua deseleição.
A ordem de demissão foi emitida pelo Ministério da Ciência da Baixa Saxônia porque, segundo o ministério, a demissão cumpre as disposições da Lei do Ensino Superior. Não há previsão legal para transferência após a votação, o que complica ainda mais a situação de Tolan. No entanto, foi acordado não divulgar o conteúdo exato do acordo, pelo que não se sabe como as partes chegaram a um acordo.
Solução provisória no topo da universidade
Desde 1º de março, Axel Schölmerich assumiu o cargo de presidente interino da Universidade de Göttingen. O psicólogo e ex-reitor da Universidade do Ruhr Bochum vai liderar a universidade por um ano e preparar a eleição do próximo presidente. Sob a sua liderança, a Universidade de Göttingen é uma das maiores universidades da Baixa Saxónia, com quase 28.000 estudantes, e ele já fez planos para a futura direção estratégica da instituição.
Resta saber como a situação evoluirá após este acordo e que medidas serão tomadas pela universidade e pelo Ministério da Ciência para garantir a estabilidade na universidade.
Transparência e proteção de dados nas universidades
Num outro contexto, a questão da protecção de dados nas universidades também se torna cada vez mais importante. O Site da Associação Universitária Alemã fornece informações sobre o quadro jurídico que envolve a recolha e tratamento de dados pessoais. Estes regulamentos dizem respeito, entre outras coisas, ao tratamento de dados de contacto, endereços IP e outras informações pessoais necessárias tanto para adesão como para inscrição em eventos. A conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) constitui a base para todas as atividades relacionadas à proteção de dados.
É importante que a Universidade de Göttingen e outras instituições de ensino não só cumpram estes requisitos, mas também os comuniquem de forma transparente. Numa época em que as ofertas digitais e os estudos online se tornam cada vez mais importantes, a confiança dos estudantes no tratamento dos seus dados também desempenha um papel central.