Mudança de horário em Göttingen: conexões diretas em perigo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A mudança de horário a partir de 14 de dezembro de 2025 irá piorar o transporte de longa distância em Göttingen, enquanto o transporte local oferece algumas melhorias.

Fahrplanwechsel ab 14. Dezember 2025 verschlechtert den Fernverkehr in Göttingen, während der Nahverkehr einige Verbesserungen bietet.
A mudança de horário a partir de 14 de dezembro de 2025 irá piorar o transporte de longa distância em Göttingen, enquanto o transporte local oferece algumas melhorias.

Mudança de horário em Göttingen: conexões diretas em perigo!

A mudança de horário em 14 de dezembro de 2025 significará alguns cortes significativos no transporte de longa distância para passageiros de Göttingen. Alto HNA Numerosas ligações diretas estão a ser canceladas, o que é particularmente irritante para os viajantes da região. A associação de passageiros Pro Bahn Southern Lower Saxony criticou duramente o cancelamento destas ligações porque restringe a mobilidade de muitos passageiros e viajantes.

Para onde vai a viagem? A popular linha ICE 26 para Karlsruhe só funcionará a cada quatro horas no futuro. A ligação a Hamburgo será substituída por uma ligação a Bremen e as ligações directas a Rostock, Stralsund e Rügen serão completamente eliminadas. Uma conexão diária com Sylt permanece, mas o popular ônibus para Dagebüll deve ser dispensado. Além disso, as ligações para a Suíça estão a ser reduzidas, de modo que a maioria dos comboios ICE terminam agora em Basel SBB.

Novo bilhete, novos tempos

O bilhete da Baixa Saxônia também é um problema para os viajantes. Este bilhete será mais caro, 29 euros para a primeira pessoa, enquanto uma viagem adicional custará 8 euros. Alto Bahn.de O bilhete da Baixa Saxônia é válido para transporte local na Baixa Saxônia, Bremen e Hamburgo. Pelo menos existem algumas melhorias para os viajantes, como uma nova linha RE 11, que se destina a estabelecer um serviço de hora em hora entre Göttingen e Erfurt.

As mudanças também afetam as capacidades: trens mais longos foram utilizados na RB 80 e na RB 82, enquanto a RB 83 passará a circular com vagões de quatro partes. Também será criada uma nova oferta na RB 85 para Paderborn: um primeiro trem antecipado que parte às 5h56 de Bodenfelde. O último trem de Paderborn para Göttingen será adiado em uma hora – um ajuste pequeno, mas significativo para os passageiros.

Contradições no transporte local

Mas também existem lados obscuros. Apesar dos resultados dos testes, as opções de conexão são limitadas no transporte local. A Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen mbH (LNVG), que encomenda viagens de comboio por cerca de 600 milhões de euros a partir de 2026, está a ter dificuldades em alinhar os comboios de longa distância com o transporte regional. Em alguns locais, o tráfego local é bloqueado pelos comboios adicionais de longa distância, resultando em tempos de espera mais longos para os viajantes. Carmen Schwabl, porta-voz do LNVG, já fez críticas claras a isto.

Outro problema continua a ser a linha de via única entre Leinefelde e Gotha. Isto continuará a limitar a flexibilidade do transporte ferroviário no futuro. A confortável liberdade de transferência para Viena não é mais oferecida, e o serviço intermunicipal para Oberstdorf e Berchtesgaden também foi descontinuado em outubro.

Por outro lado, a oferta na rota Einbeck mantém-se, embora não estejam previstas novas expansões por razões de custo. Resta saber até onde tudo isto irá levar, mas uma coisa é certa: a mudança de horário tem um grande impacto na mobilidade no norte da Alemanha e os desafios nos transportes locais estão longe de ser resolvidos.

Para todos aqueles que se deslocam na região de Göttingen ou utilizam os serviços de transporte, só podemos esperar que a situação se estabilize em breve e que a experiência de viagem se torne novamente mais atractiva.