Göttingen: Regras rígidas para estacionamento nas calçadas na parte sul da cidade a partir de setembro!
A partir de 1º de setembro, Göttingen introduzirá novas regras para estacionamento nas calçadas da cidade do Baixo Sul para proteger os pedestres.

Göttingen: Regras rígidas para estacionamento nas calçadas na parte sul da cidade a partir de setembro!
A partir de 1º de setembro de 2025, uma nova era de estacionamento nas calçadas será anunciada no coração de Göttingen. A prefeitura lançou um projeto modelo que terá início na cidade do Baixo Sul. Anteriormente, o estacionamento nas calçadas era tolerado desde que houvesse uma ampla área de passagem de pelo menos um metro. Mas uma decisão do Tribunal Administrativo Federal de 2024 trouxe uma lufada de ar fresco à regulamentação. Obriga os municípios a gerir o estacionamento nas calçadas de forma mais estrita para levar em conta as necessidades dos pedestres e especialmente das pessoas com limitações de mobilidade, como Göttinger Tageblatt relatado.
O distrito modelo planejado se estende entre Bürgerstrasse no norte, Reinhäuser Landstrasse no leste, Pommerneck e Schneidermühler Weg no sul e Lotzestrasse e Bunsenstrasse no oeste. Aqui, o estacionamento na calçada só é permitido onde há espaço suficiente indicado por sinais ou marcações. Um grande passo para manter as calçadas livres para pedestres, incluindo crianças e cadeirantes!
Regulamentos e mudanças
A nova regulamentação estipula que os controlos ocorrerão inicialmente a partir de setembro de 2025, mas ainda não são devidas multas. Em vez disso, haverá folhetos informativos para conscientizar os moradores sobre as mudanças. A partir de 1º de outubro de 2025, no entanto, os motoristas terão que esperar veículos estacionados nas calçadas: multas serão devidas se um carro estiver estacionado parcialmente na calçada e parcialmente na rua, conforme informou a cidade de Göttingen em seu relatório. aqui explicado.
O que é particularmente digno de nota é que neste contexto serão perdidos cerca de 100 lugares de estacionamento, mais de metade dos quais não eram anteriormente utilizados regularmente. Esta abordagem faz parte do esforço da cidade para aumentar a segurança rodoviária sem comprometer o espaço necessário para veículos de emergência e transportes públicos. O primeiro vereador, Christian Schmetz, deixa claro: “Não existe direito legal a uma vaga de estacionamento em propriedade pública”. As regras de trânsito rodoviário também permanecem em vigor, o que significa que é proibido estacionar em frente aos passeios, bem como estacionar veículos com mais de 2,8 toneladas nos passeios.
Coordenação de medidas
Ao longo do verão, serão realizados os correspondentes trabalhos de sinalização e marcação na zona sul da cidade para que tudo fique bem visível a partir de setembro. Das cerca de 100 vagas de estacionamento reduzidas, muitas serão afetadas perto de escolas, creches e lares de idosos. Aqui é exigida uma largura mínima de 1,80 metros para as calçadas, enquanto em outras áreas do Baixo Sul da Cidade deve ser mantida pelo menos 1,60 metros.
A decisão de selecionar Lower Südstadt como primeiro distrito não foi acidental. O elevado número de carros estacionados nas calçadas representou uma restrição significativa para os pedestres. Isto torna ainda mais importante que esta mudança seja implementada de forma consistente. Para saber mais sobre os novos regulamentos e detalhes, todos os afetados podem dar uma olhada no site da cidade: goe.de/parken-suedstadt.