Göttingen em crise: o Diretor Geral Gruber está à beira da extinção!
Andreas Gruber pode ser destituído do cargo de diretor administrativo da Göttinger Sport und Freizeit GmbH. As dificuldades financeiras pesam sobre o GöSF.

Göttingen em crise: o Diretor Geral Gruber está à beira da extinção!
Andreas Gruber, diretor administrativo da Göttinger Sport und Freizeit GmbH (GöSF), aparentemente está à beira do fim. Como relata Göttinger Tageblatt, o conselho fiscal decidiu em uma reunião demitir Gruber. No entanto, os detalhes sobre o seu futuro permaneceram envoltos em trevas, uma vez que a prefeita Petra Broistedt (SPD) não respondeu a mais perguntas e referiu-se à confidencialidade da reunião. O próprio Gruber também não comentou sua situação.
A empresa enfrenta um défice de quase um milhão de euros no último exercício. As razões para os números vermelhos são variadas: aumento das despesas com pessoal, maior depreciação, despesas adicionais e crescente carga de juros dos empréstimos. Prevê-se um prejuízo de cerca de 550 mil euros para o corrente ano. Gruber enfatiza que o GöSF precisa de apoio financeiro contínuo da cidade de Göttingen, uma vez que a empresa não pode arrecadar fundos com recursos próprios. Para gerar receitas adicionais, foram tomadas quase 100 medidas, por ex. B. aumento das taxas de entrada e introdução de taxas de estacionamento. A cidade prometeu um subsídio aos custos operacionais de um milhão de euros para o próximo ano, mas o contrafinanciamento a longo prazo continua a ser essencial.
Finanças do GöSF
A empresa já tomou algumas medidas para melhorar sua situação financeira. Um ponto importante é a assembleia geral, que delibera sobre diversos aspectos, como a utilização do lucro do balanço ou a quitação da administração e do conselho fiscal. As demonstrações financeiras anuais de 2023, certificadas pela R+P Treuhand GmbH em 6 de junho de 2024, reportam um lucro anual superior a 3 milhões de euros, suportado por um reembolso de impostos que estabilizou a situação financeira no curto prazo. No entanto, sem este reembolso poderia ter havido um défice, o que indica a situação financeira tensa do GöSF.
As condições financeiras também são um tema quente na política local. Como resume o Ministério Federal das Finanças, os municípios estão sujeitos ao quadro jurídico dos estados federais, que são responsáveis pela recursos financeiros. No entanto, pode-se dizer que o governo federal expandiu significativamente os seus serviços de apoio para fortalecer a solidez financeira municipal em tempos de crise. Com um alívio anual de 5 mil milhões de euros desde 2018, foi criada uma base importante para ajudar os municípios financeiramente mais fracos.
Decisões políticas e perspectivas
Os decisores políticos em Göttingen enfrentam o desafio de garantir a estabilidade financeira a longo prazo do GöSF. No entanto, uma proposta para aumentar o imposto sobre a propriedade para salvar a empresa foi rejeitada pelos políticos municipais. Os efeitos destas decisões terão um impacto no desenvolvimento futuro do GöSF e, portanto, também nas atividades desportivas e de lazer em Göttingen. Embora a assembleia de acionistas continue a planear a discussão das demonstrações financeiras anuais, a questão do financiamento sustentável permanece na sala e exige pressa.
O GenoSF vê-se sob escrutínio não só do ponto de vista financeiro, mas também na sua direcção estratégica. Resta saber o que acontecerá a seguir para Gruber, pois as discussões e decisões dos próximos dias poderão apontar o caminho para o futuro da empresa.