Corpo de Bombeiros de Göttingen: feito heróico na luta contra o inferno de fogo na Espanha!
Os bombeiros de Göttingen estão a apoiar incêndios florestais devastadores em Espanha em agosto de 2025 e a resgatar aldeões.

Corpo de Bombeiros de Göttingen: feito heróico na luta contra o inferno de fogo na Espanha!
Hoje em dia, não há pedra sobre pedra em Espanha: os piores incêndios florestais das últimas décadas mantêm o país em suspense. A região da Extremadura é particularmente afetada, onde as chamas já destruíram mais de 15 mil hectares. O apoio vem da Alemanha, onde uma unidade especial, incluindo bombeiros dos distritos de Göttingen e Goslar, interveio no combate aos incêndios. Como Tageblatt de Göttingen Alegadamente, as condições são complicadas: as rápidas mudanças do vento dificultam o controlo das chamas e ameaçam não só as florestas, mas também as áreas residenciais.
No dia 17 de agosto, uma equipe de 14 pessoas liderada por Jannik Dannhauer de Bad Lauterberg partiu para a Espanha. Eles chegaram a Jarilla na noite de terça-feira, 19 de agosto, onde assolava um enorme incêndio florestal. O Corpo de Bombeiros trouxe dois carros-tanque e um carro de comando, e a primeira coisa que fizeram foi montar acampamento em um campo de futebol e em um pavilhão esportivo Jornal de Maiorca. Depois de uma viagem de três dias, facilitada pela extensa preparação da bagagem, os serviços de emergência, que trabalharam juntos em dois turnos, cumpriram a sua primeira tarefa: proteger as áreas afetadas.
Uma luta dura em Castela e Leão
A situação piorou quando a unidade foi transferida para Castela e Leão. Aqui, a uma altitude de até 1.900 metros em terreno difícil, os bombeiros avistaram paredes corta-fogo de até 15 metros de altura. Eles foram apoiados por helicópteros que lançaram água. O maior desafio foi proteger a ameaçada aldeia de La Baña, onde uma escavadora abriu um caminho que precisava absolutamente de ser defendido. Os serviços de emergência tiveram que intervir no último segundo para deter as chamas e salvar a aldeia e os seus moradores, que no final agradeceram aos corajosos bombeiros com fortes aplausos.
Um total de mais de 67 serviços de emergência, incluindo bombeiros da Renânia do Norte-Vestfália, lutaram contra as chamas. O governo central espanhol também mobilizou centenas de soldados adicionais, uma vez que a situação era grave, com 21 grandes incêndios activos e mais de três mil quilómetros quadrados de natureza em chamas desde o início do ano. O Primeiro Ministro Pedro Sánchez destacou que o risco de incêndio aumentou enormemente devido às alterações climáticas - uma circunstância que coloca grandes desafios tanto para os serviços de emergência como para as comunidades afetadas notícias diárias relatado.
Uma recepção alegre na Alemanha
Após 14 dias repletos de missões às vezes perigosas, às vezes heróicas, a força-tarefa finalmente retornou à Alemanha. A sua perseverança e apoio eficaz durante a fase crítica do combate a incêndios em Espanha foram reconhecidos por todas as partes. Os bombeiros foram recebidos calorosamente quando retornaram. Ao protegerem a aldeia de La Baña e ao reduzirem com sucesso o risco de incêndios florestais de dois para um, desempenharam um papel significativo no combate a esta época devastadora de incêndios florestais.