Dormitório Göttingen RoKo brilha após reforma de 38,7 milhões de euros!
A residência estudantil RoKo em Göttingen foi modernizada após uma reforma abrangente que custou 38,7 milhões de euros e oferecerá um novo espaço residencial a partir do semestre de inverno de 2024.

Dormitório Göttingen RoKo brilha após reforma de 38,7 milhões de euros!
Robert-Koch-Straße em Göttingen pode respirar aliviado novamente: após meses de construção, a residência estudantil RoKo brilha com novo esplendor. Conforme relata o Göttinger Tageblatt, a extensa reforma já foi concluída e o prédio estará disponível aos estudantes a tempo para o semestre de inverno de 2024. Os investimentos de cerca de 38,7 milhões de euros valeram a pena; Além do padrão moderno dos quartos, também foi criado o acesso sem barreiras.
Um enorme volume de construção, superior a 28 milhões de euros para a própria renovação, incluindo protecção contra incêndios e renovação das infra-estruturas, está a ser investido no edifício histórico, que existe desde a década de 1970. Construído naquela época, o RoKo precisava de reformas. O primeiro canteiro de obras abriu as portas em outubro de 2021, e todas as mudanças são acompanhadas por uma visão clara: uma residência que atenda às necessidades dos estudantes modernos, mantendo os mais altos padrões de segurança. Isto também é destacado pelo HNA, que enumerou diversas medidas, como a renovação para poupança de energia e a renovação dos elevadores.
Amplas melhorias
Além da renovação do núcleo, os responsáveis apostaram num design contemporâneo. Renovadas profissionalmente, as novas salas comuns e áreas externas impressionam com assentos convidativos e inúmeras vagas de estacionamento para bicicletas e motocicletas. Caminhos recém-desenhados e áreas pavimentadas criam uma aparência geral amigável que convida você a permanecer. As dependências também foram incluídas no processo geral. Agora podem ser criados espaços aqui para eventos comunitários.
Os trabalhos preparatórios para esta extensa restauração começaram em julho de 2021, quando foi erguido o primeiro andaime. Durante todo o período de renovação, a União Estudantil de Göttingen garantiu que os estudantes não fossem deixados para trás. Ofertas individuais de mudança para outros dormitórios foram organizadas em tempo hábil. O Studentenwerk, que possui cerca de 40 residências universitárias com cerca de 4.800 vagas em seu portfólio, mostra um bom talento para oferecer o melhor atendimento possível aos seus inquilinos.
Um conceito orientado para o futuro
Com o RoKo, a União Estudantil de Göttingen não só renovou um dormitório, mas também estabeleceu um marco na história da sua infraestrutura. Mostra que os edifícios antigos podem ser preparados para o futuro através de abordagens inovadoras e tecnologias modernas. Isto é particularmente importante porque os estudantes de hoje não procuram apenas um teto sobre as suas cabeças, mas também querem experimentar a comunidade e desfrutar de eventos.
O projecto em Göttingen faz parte de uma estratégia mais ampla na Alemanha, onde várias residências de estudantes estão a ser amplamente renovadas ou construídas de novo. O primeiro campus estudantil com status DGNB platina foi criado em Rosenheim, com foco em sustentabilidade e soluções de construção com eficiência energética. Estas tendências também são visíveis em Göttingen, onde, além das renovações, foram lançados novos projetos de construção, como o Lutterterrasse.
O RoKo não apenas atende às necessidades atuais dos estudantes, mas também estabelece padrões para projetos futuros na região. Quem imaginaria que um edifício construído na década de 1970 poderia ter hoje tanto potencial futuro? O RoKo não é apenas um lugar para viver, mas também um símbolo de mudança e progresso.