O conflito de negociação coletiva aumenta: Greves de advertência em grandes lavanderias estão surtindo efeito!
Uma sessão de negociação coletiva acontecerá em Göttingen no dia 7 de julho de 2025, na qual o IG Metall exigirá um aumento salarial de 6% para os funcionários.

O conflito de negociação coletiva aumenta: Greves de advertência em grandes lavanderias estão surtindo efeito!
Muita coisa está acontecendo na paisagem do norte da Alemanha na indústria têxtil. A quarta negociação coletiva terá lugar em Göttingen na segunda-feira, 7 de julho de 2025, com os funcionários das grandes lavandarias já a exercerem muita pressão sobre os empregadores. A IG Metall, na vanguarda deste movimento, exige até 6% mais salários para os cerca de 23.000 funcionários que trabalham nesta indústria, tão importante para a saúde pública. A resistência é perceptível: mais de 5.000 funcionários já participaram em greves de advertência, o que representa uma participação maior do que no passado, informa o IG Metall no seu comunicado de imprensa atual. Relatórios IG Metall.
Os colaboradores das grandes lavandarias desempenham um papel central nas áreas da higiene e saúde. Apesar dos altos níveis de estresse que vivenciam todos os dias, muitos deles recebem salários que estão na faixa salarial baixa. Para contrariar esta situação, o sindicato exige pelo menos mais 180 euros por mês para os grupos de salários mais baixos e melhores regulamentações relativas à reforma parcial. Os projetos dos empregadores, no entanto, são escassos: está previsto um aumento de 1,9 por cento ou pelo menos 50 euros por mês a partir de 2026 e mais 2,2 por cento a partir de 2027, mas sem montantes mínimos para os grupos salariais mais baixos. Além disso, o pagamento único de 140 euros só deverá ser feito em dezembro de 2025.
Protesto e resistência
A oferta dos empregadores já foi veementemente rejeitada pelos empregados. Segundo uma pesquisa, 92% dos participantes são a favor da ampliação das greves de alerta. A negociadora do IG Metall, Miriam Bürger, enfatiza a importância dessas ações e critica as ofertas existentes como insuficientes para proporcionar uma renda digna, especialmente para funcionários que trabalham sob alto estresse, mas recebem baixos salários. Estes protestos também estão a tomar forma concreta, como mostram as ações barulhentas e os desfiles de automóveis em Dietzenbach. A DGB enfatiza.
Como é evidente em toda a indústria têxtil, também há sucessos a destacar. Durante a negociação coletiva, 22.000 trabalhadores da indústria têxtil e de vestuário da Alemanha Ocidental receberam um pagamento único de 275 euros em julho de 2025, bem como aumentos regulares e memoráveis nos próximos anos. No entanto, a situação permanece tensa para muitos na indústria, à medida que a pressão continua a aumentar sobre as pessoas que realizam trabalho físico árduo. O que é certo, porém, é que os funcionários das grandes lavanderias esperam e precisam de mudanças. Renânia do Norte-Vestfália IG Metall destaca.
No dia 7 de julho não haverá apenas negociações em Göttingen, mas também uma campanha de solidariedade no “Hotel Freizeit In” que ajudará a amplificar a voz dos colaboradores. Isto deixa claro: há algo a ser dito sobre o futuro das condições de trabalho na indústria têxtil. Os próximos dias poderão ser cruciais para alcançar salários justos e melhores condições de trabalho para as pessoas afetadas nesta situação persistentemente difícil.