Grande incêndio em Bad Harzburg: lixo eletrônico pega fogo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Grande incêndio em Goslar: Corpo de bombeiros combate chamas em depósito de lixo eletrônico. A quantidade de dano e a causa não são claras.

Großbrand in Goslar: Feuerwehr kämpft gegen Flammen auf Elektroschrott-Gelände. Schadenshöhe und Ursache unklar.
Grande incêndio em Goslar: Corpo de bombeiros combate chamas em depósito de lixo eletrônico. A quantidade de dano e a causa não são claras.

Grande incêndio em Bad Harzburg: lixo eletrônico pega fogo!

Um grande incêndio nas instalações de uma empresa de eliminação de resíduos eletrônicos em Harlingerode chocou a região na noite de domingo. Pouco antes da meia-noite, os bombeiros de Bad Harzburg e Oker foram alertados depois que uma enorme fumaça e chamas foram visíveis nas instalações. Foram necessários grandes esforços para evitar que as chamas se espalhassem para os edifícios adjacentes. A ligação entre dispositivos eléctricos e os desafios associados à eliminação está a tornar-se cada vez mais relevante em relação a este incidente.

O corpo de bombeiros imediatamente se concentrou em várias caixas de malha cheias de lixo eletrônico. Para controlar tal inferno, a palavra-chave operacional foi aumentada para “Fogo 3 – Grande Incêndio”. Foi necessário um extenso abastecimento de água, que foi rapidamente estabelecido com até quatro tubulações para o local. Um trem de transporte aquático da associação municipal de Goslar também foi chamado para prestar apoio. A situação era grave e um alerta à população foi enviado por diversos canais devido à forte fumaça.

Ideias e medidas

Cerca de 155 serviços de emergência com 83 veículos estiveram no local para combater as chamas. Os bombeiros colocaram em ação os bombeiros locais de Bad Harzburg, Bündheim-Schlewecke e muitos outros. Uma escavadeira também foi usada para desmontar o fogo e extingui-lo completamente. Também houve apoio do ventilador de grande capacidade do corpo de bombeiros da fábrica da Volkswagen Braunschweig para ventilar o armazém cheio de fumaça. Um sinal positivo: As medições de substâncias perigosas pelas unidades de medição e detecção mostraram que não havia substâncias perigosas no ar.

A polícia estima os danos causados ​​em cerca de 10 mil euros. Felizmente, ninguém ficou ferido, mas pelo menos dez contentores de lixo eletrónico foram completamente destruídos e outro edifício sofreu pequenos danos. A autorização foi dada poucas horas depois, quando o incêndio foi totalmente extinto na manhã de domingo.

Contexto do problema do lixo eletrônico

Os acontecimentos em Harlingerode não são um caso isolado, mas reflectem um problema crescente. O consumo de dispositivos elétricos está aumentando constantemente e levando à criação cada vez mais de lixo eletrônico. Vários milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados em todo o mundo todos os anos; O desafio do descarte e da reciclagem ecologicamente corretos está se tornando cada vez mais importante. Países como a China estão no topo destas estatísticas, enquanto a Europa, com uma taxa de reciclagem de 43%, tem um controlo mais forte, nomeadamente através da Directiva REEE, que promove a reciclagem sustentável.

A Directiva REEE exige que os estados membros cumpram determinadas quotas para a recolha e reciclagem de resíduos de equipamentos eléctricos. No entanto, a taxa de recolha na Alemanha permaneceu em apenas 32% em 2022, o que está abaixo dos 65% exigidos. Esta discrepância é alarmante porque, enquanto na Alemanha cerca de 98% de determinados dispositivos são reciclados, outras regiões lutam com infraestruturas de reciclagem inadequadas, o que pode levar a graves riscos ambientais e de saúde.

Dadas estas circunstâncias, é lógico que tais incêndios e os riscos associados possam continuar a aumentar no futuro, especialmente se a sensibilização para a eliminação sustentável de aparelhos eléctricos não aumentar. Além dos danos diretos causados ​​por incêndios como o de Harlingerode, a responsabilidade pelos resíduos eletrónicos é também uma questão central que não deve ser perdida de vista.

Mais informações sobre este incidente podem ser encontradas em regionalheute.de assim como ndr.de ser recuperado. Também vale a pena dar uma olhada statista.com para obter estatísticas abrangentes sobre lixo eletrônico.