Resgate subterrâneo: Corpo de bombeiros salva visitantes na mina Rammelsberg!
Em 23 de outubro de 2025, o corpo de bombeiros e o serviço de resgate de Goslar prestaram assistência técnica na mina visitante de Rammelsberg após uma emergência médica.

Resgate subterrâneo: Corpo de bombeiros salva visitantes na mina Rammelsberg!
Em 23 de outubro de 2025, o corpo de bombeiros de Goslar foi alertado às 11h18 sobre uma operação incomum na mina de visitantes de Rammelsberg. Um jovem visitante sofreu uma emergência médica no quarto nível da mina. A operação começou com uma reunião campal precisa, durante a qual os serviços de emergência foram informados da situação pelos funcionários da mina. Após este briefing inicial, os bombeiros e o serviço de resgate dirigiram-se aos túneis subterrâneos para preparar os primeiros socorros e um possível resgate.
O resgate em Rammelsberg apresentou desafios específicos aos serviços de emergência. Para poder trabalhar com sucesso nas áreas confinadas e intransitáveis, foi fornecida uma maca Sked Rescue System. Felizmente, após tratamento médico inicial, o paciente conseguiu retornar por conta própria e foi entregue ao serviço de resgate na superfície. Toda a operação subterrânea durou cerca de uma hora, com os bombeiros, serviços de resgate e funcionários da mina visitante trabalhando de mãos dadas para controlar a situação.
Mina de visitantes de Rammelsberg: um lugar com história
O Rammelsberg não é apenas importante como local técnico, mas também tem uma longa e fascinante história. A mina de minério foi fechada pela PREUSSAG no verão de 1988, mas uma iniciativa comunitária impediu a demolição da versátil instalação de mineração. Em 1992, Rammelsberg recebeu oficialmente o status de Patrimônio Mundial da UNESCO, ligado à cidade velha de Goslar. Hoje, Rammelsberg é uma mina turística popular que atrai inúmeros turistas todos os anos.
Ao longo dos anos, a mina foi continuamente desenvolvida. Em 2000, a área do museu foi ampliada como parte da EXPO em Hanover. Estas medidas melhoraram significativamente a acessibilidade das áreas subterrâneas. As atrações de Rammelsberg incluem duas visitas guiadas permanentes e um passeio de aventura especial que fornece informações sobre os contextos históricos e mineiros da região. A exposição permanente na casa “Magazin” também oferece aos visitantes um olhar sobre o trabalho e o cotidiano dos mineiros.
Património cultural mundial e obra-prima técnica
A importância de Rammelsberg vai além da história local. O estatuto da UNESCO destaca a autenticidade e o brilho técnico da mina, que evoluiu ao longo de quase mil anos. A integridade da plataforma de água do Alto Harz e os elementos históricos da gestão da água estão bem preservados e testemunham a criatividade humana nas técnicas de mineração e na gestão da água.
Graças a este cenário histórico e às soluções inovadoras desenvolvidas ao longo dos séculos, Rammelsberg continua a ser um excelente exemplo de mineração e metalurgia não ferrosa na Europa, que continua a atrair e encantar visitantes de todo o mundo.