Breslauer Straße: Em vez da pavimentação ecológica, agora existe pavimentação composta!
Em Hameln, a segunda fase de construção da Breslauer Straße começa com mais vegetação e proteção ambiental, mas sem pavimentação ecológica.

Breslauer Straße: Em vez da pavimentação ecológica, agora existe pavimentação composta!
As coisas estão avançando na Breslauer Straße em Afferde! A segunda fase de construção terá início no dia 15 de julho de 2025, com o objetivo de melhorar o clima e tornar a estrada mais sustentável. Como parte deste projecto, não só serão plantadas 20 novas árvores, como também será reduzida a impermeabilização da superfície em quase 30 por cento. Esta é uma mensagem clara numa época em que a protecção ambiental e a adaptação climática são muito importantes. Mas há também uma desvantagem: a “pavimentação ecológica” originalmente planeada para os lugares de estacionamento não pode ser implementada. A razão? A água superficial em Breslauer Straße não é limpa o suficiente para permitir infiltração, como relata Dewezet.
Markus Brockmann, chefe da Autoridade Estadual de Construção e Transporte Rodoviário da Baixa Saxônia, alerta sobre a contaminação das águas superficiais, o que também acionou o FDP. O líder do grupo parlamentar, Rüdiger Zemlin, expressou preocupação com possíveis poluentes nas águas subterrâneas. Neste contexto, foi determinado que a água da chuva na Breslauer Straße é considerada moderadamente poluída de acordo com a categoria de poluição II. Em vez da pavimentação ecológica, passa a ser utilizada a pavimentação em pedra compósita, que, segundo a porta-voz da Câmara Municipal, não deverá ser mais cara do que a variante inicialmente prevista.
A renovação da Breslauer Straße
As obras de renovação na Breslauer Straße não aconteceram da noite para o dia. As obras estão em andamento aqui em várias fases de construção desde setembro de 2022. Como parte da conversão de ciclovias e pedestres, atualmente é necessário limpar sebes e derrubar árvores. A partir do início de junho, a via pedonal e ciclável será conjugada numa largura total de 3,0 metros, de forma a criar uma melhor separação entre a rua e os passeios, uma vez que o Kreisbote explica. Também está previsto esverdear a nova faixa verde com pequenos arbustos que servirão como área de coleta de neve no inverno.
As obras perseguem o objetivo do desenvolvimento urbano sustentável, que não se concentra apenas na viabilidade técnica das medidas. De acordo com o Umweltbundesamt, o foco está na promoção de assentamentos vivos e habitáveis. As áreas de responsabilidade são diversas: desde o planeamento de áreas residenciais e comerciais até ao financiamento de programas de melhoria de áreas urbanas.
Um total de quatro fases de construção estão planejadas para Breslauer Straße. A terceira fase de construção está prevista para o próximo ano entre Von-den-Hoff-Straße e Danziger Platz, onde as ilhas centrais também serão pavimentadas e plantadas. A fase final de construção está prevista para 2025 e inclui a reforma de calçadas e ciclovias, além de pontos de ônibus. No total, os custos da segunda fase de construção rondam os 990 mil euros, enquanto a primeira já custou cerca de 200 mil euros.
O projecto da Breslauer Straße não é, portanto, apenas um projecto de construção de estradas, mas um exemplo de desenvolvimento urbano sustentável. Os requisitos sociais, económicos e ambientais devem ser harmonizados. Aqui é necessário um bom planejamento para melhorar visivelmente a qualidade de vida em Afferde.