Porteiro na passagem defeituosa: Perigo para todos em Hameln!
A passagem de nível Wehler Weg em Hameln enfrenta um desafio: barreira defeituosa, implantação de guardas de barreira e renovação iminente.

Porteiro na passagem defeituosa: Perigo para todos em Hameln!
Mais uma vez, a passagem ferroviária Wehler Weg em Hameln é o centro das atenções. A barreira automática na movimentada passagem quebrou e as peças sobressalentes não estão mais disponíveis. Isto significa que os guardas das barreiras tiveram de garantir a segurança neste momento durante vários meses, uma situação que deverá durar pelo menos mais um ano. De acordo com o Dewezet A função de fechamento automático da passagem está com defeito desde o verão, razão pela qual se tornou necessária a implantação improvisada dos guardas de barreira. Estes protegem os pedestres e a tecnologia de possíveis perigos.
O que é particularmente digno de nota é que a passagem de nível Wehler Weg está na lista de renovação da Deutsche Bahn. A reforma está prevista para 2024, o que pode amenizar temporariamente a situação. Mas até lá, os guardas da barreira precisam ter cuidado: “Ajudamos as pessoas a atravessar os trilhos com segurança”, disse um funcionário no local.
Risco e redução de acidentes
Deve-se notar que há um aumento geral na atenção à segurança nas passagens de nível. Um grave acidente em Hamburgo, em Fevereiro de 2023, no qual um passageiro do ICE morreu e outros 24 ficaram feridos, deixou clara a gravidade da situação. O RND relata que a Deutsche Bahn planeja reduzir ainda mais o número de passagens de nível na Alemanha, a fim de neutralizar o risco de acidentes. Na década de 1990 ainda existiam 28 mil passagens de nível; em 2023 eram apenas 15.820.
A situação é semelhante na Baixa Saxónia. Embora o número de acidentes nas passagens de nível tenha diminuído nos últimos anos, o risco de acidentes para os residentes quando uma passagem está temporariamente fechada aumenta estatisticamente. Mais de 95% dos acidentes são devidos a erro humano, seja por desatenção ou descuido. É por isso que a campanha de sensibilização “Sure about it” é particularmente importante. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os perigos nos cruzamentos ferroviários.
Os guardas da barreira e suas tarefas
A vida dos guardas da barreira em Wehler Weg não é fácil. O DB concedeu-lhes nove dias de formação e estabeleceu requisitos claros: idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão do ensino secundário e bons conhecimentos de alemão são obrigatórios. Seu trabalho não é apenas regular o trânsito, mas também atuar em caso de emergência. O notícias diárias salienta que se espera um novo pico de acidentes nas passagens de nível em 2025. Isto faz parte das crescentes exigências em matéria de segurança e educação rodoviária.
Cada vez que um trem se aproxima, os guardas do portão ficam muito ocupados para evitar mal-entendidos. “Os trens nos são anunciados por telefone para que todos fiquem seguros”, explica o gerente da estação. Pontos de ligação como estes são vitais porque a distância de travagem de um comboio é longa e a segurança dos peões é sempre a principal prioridade.
Os desafios diários também incluem motoristas impacientes que não querem liberar os trilhos com rapidez suficiente após a passagem dos trens. Mas não são apenas as pessoas que constituem um fator de risco – a tecnologia também é suscetível ao fracasso. “Usamos o que temos em movimento”, diz um atendente da barreira, apontando para o delicado sistema temporário com cabos acima do solo.
O futuro da Wehler Weg lança luz sobre a situação atual das passagens de nível na Alemanha. Com a renovação planeada e o foco na redução de travessias perigosas, a Deutsche Bahn espera vencer os desafios de segurança. Um passo que é urgentemente necessário para reduzir de forma sustentável o risco de acidentes.