Hannover 96: multa de 198.400 euros pelo caos no estádio!
O Hannover 96 é multado em 198.400 euros por comportamento antidesportivo dos torcedores. As penalidades resultam de incidentes pirotécnicos.

Hannover 96: multa de 198.400 euros pelo caos no estádio!
Um duro golpe para o Hannover 96: o tribunal desportivo da DFB multou o clube em 198.400 euros. A razão para isso são os repetidos incidentes de comportamento antidesportivo por parte dos torcedores, que causaram entusiasmo em vários jogos. O veredicto foi proferido em julgamento único e inclui três multas cobrindo vários incidentes. Em particular, os pênaltis para o jogo em casa contra o SC Paderborn, em 22 de fevereiro de 2025, e para o jogo fora de casa contra o 1. FC Köln, em 30 de novembro de 2024, foram significativos. O relatado aqui NDR que os torcedores dispararam pelo menos 90 itens pirotécnicos, atrasando o início do jogo em sete minutos.
As penalidades impostas pela Federação Alemã de Futebol (DFB) são tudo menos pequenas. Só pelos incidentes acima mencionados, o Hannover 96 foi multado em 82.200 euros por Paderborn e 66.000 euros pelos incêndios de Bengala em Colônia. Outra perda financeira resultou do ocorrido no jogo em casa contra o SSV Ulm, ocorrido no dia 3 de maio de 2025. Aqui os adeptos despediram dez fumadores e acenderam quatro baterias de fogos de artifício, que custaram 55.200 euros. O DFB refere ainda que a associação pode utilizar até 66.100 euros desta multa para medidas de segurança ou prevenção da violência, desde que sejam apresentadas provas adequadas até 31 de dezembro de 2025.
Uma olhada nos números
Nos últimos dois anos, o Hannover 96 pagou significativos 1,2 milhões de euros em multas. Para aliviar esta enorme pressão financeira, o clube decidiu aumentar o preço dos ingressos em algumas áreas do estádio. Isto destina-se a cobrir, pelo menos parcialmente, as sanções, à medida que os apelos a medidas financeiras se tornam cada vez mais ruidosos. Há um apelo para que os especialistas reflitam sobre a eficácia das multas cada vez maiores. Um exemplo disso é a experiência de Tommy Haeder, do Chemnitzer FC, que apela ao rompimento com velhas formas de pensar.
O problema da pirotecnia no futebol também não é novo. O Dia de esportes destaca que a DFB já aplicou mais de sete milhões de euros em multas desde a temporada 2018/2019. Só na época 2022/2023 foram quase 300 processos, que resultaram num total de mais de sete milhões de euros em penalizações. Apesar destas medidas, a pirotecnia continua a ser um tema muito debatido, já que muitos adeptos a consideram parte da cultura do futebol.
É necessário repensar?
A discussão sobre a possível legalização da pirotecnia nos estádios é crescente. Na Noruega, isto está a ser testado como parte de um projecto piloto em que certas condições também permitiriam a queima de artigos pirotécnicos. Este modelo também pode ser inovador para o futebol alemão se considerarmos a validade das sanções. A mistura de apoio e críticas continua a ser um tema constante e, segundo a socióloga Stephanie Moldenhauer, afastar-se das multas puras pode ser a solução para clubes como o Hannover 96 melhorarem a segurança dos estádios. Uma coisa é certa: é necessário um repensar esclarecedor por parte das associações, que atualmente ainda dependem de multas.