Qualidade do ar em Hanôver: Poeira fina causa problemas de saúde!
A qualidade do ar em Hanover será medida em 14 de junho de 2025. Saiba mais sobre poeira fina, ozônio e riscos à saúde.

Qualidade do ar em Hanôver: Poeira fina causa problemas de saúde!
No dia 14 de junho de 2025, os cidadãos de Hanôver não foram poupados do desafio da qualidade do ar. A estação de medição na Göttinger Straße, no distrito de Linden-Süd, registou valores promissores mas também preocupantes no que diz respeito à poluição atmosférica. De acordo com HAZ, a qualidade do ar deveria ser avaliada com base em três valores principais: poeira fina, dióxido de nitrogênio e ozônio.
Como você mede a qualidade do ar? Em Hanôver, isso é feito como padrão usando médias horárias. O valor limite para partículas finas de poeira (PM10) é de 50 microgramas por metro cúbico de ar e não pode ser excedido mais de 35 vezes por ano. O valor da campainha de alarme está claramente definido para dióxido de nitrogênio, poeira fina e ozônio: “Muito ruim” são valores acima de 200 μg/m³ ou 100 μg/m³ para poeira fina, enquanto o ozônio acima de 240 μg/m³ também é um problema.
Qualidade do ar e seus efeitos
As medições mais recentes deixam claro que as partículas finas de poeira são um problema sério. Só na UE, provocam 240 000 mortes prematuras todos os anos. Uma proporção significativa das emissões de poeiras finas é libertada, especialmente na véspera de Ano Novo, quando o ar está poluído pelo fumo dos fogos de artifício. Um total de cerca de 2.050 toneladas de poeira fina é criada pelos fogos de artifício, das quais 1.500 toneladas são produzidas numa única noite, o que pode afetar gravemente a qualidade do ar.
Mas o que isto realmente significa para os cidadãos de Hanôver? Se a qualidade do ar for “muito má”, as autoridades aconselham cautela: pessoas sensíveis devem evitar esforços físicos ao ar livre. Se a qualidade for “má”, mesmo as pessoas menos sensíveis deverão prestar especial atenção às suas atividades. Em níveis “moderados”, os efeitos na saúde a curto prazo são improváveis, mas a exposição a longo prazo pode tornar-se um problema. A qualidade do ar “boa” ou “muito boa”, por outro lado, é ideal para quem gosta de passar algum tempo ao ar livre.
Uma chamada de atenção
A prefeitura se considera responsável por monitorar a qualidade do ar e alertar os cidadãos quando os valores se tornarem críticos. De acordo com N-AG, as pessoas são incentivadas a se preparar para o material particulado e a seguir regularmente os relatórios de qualidade do ar. Isto é particularmente importante porque a poluição do ar varia ao longo do ano e diferentes condições climáticas podem afetar a qualidade.
Todos devem ter em mente a importância de se protegerem dos riscos para a saúde. Informe-se regularmente sobre os valores atuais do ar e aja em conformidade para não colocar em risco a sua saúde e a das pessoas que o rodeiam.