Aviso: Novo golpe de falsos policiais ameaça idosos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A polícia de Hanover alerta sobre um novo golpe envolvendo falsos policiais que roubam idosos. Dicas para evitar.

Die Polizei Hannover warnt vor einer neuen Betrugsmasche mit falschen Polizisten, die Senioren ausrauben. Tipps zur Vermeidung.
A polícia de Hanover alerta sobre um novo golpe envolvendo falsos policiais que roubam idosos. Dicas para evitar.

Aviso: Novo golpe de falsos policiais ameaça idosos!

A polícia de Hanôver está atualmente seriamente preocupada com o bem-estar dos cidadãos mais velhos: um novo esquema envolvendo falsos policiais está circulando. Os fraudadores são particularmente profissionais e utilizam chamadas telefônicas para ganhar a confiança de suas vítimas. Alto NDR Alegam que os próprios lesados ​​estão sendo investigados por crimes graves. Para escapar de um mandado de prisão internacional, as vítimas devem pagar dinheiro. Esse golpe pérfido pode durar semanas. Num caso recente, um homem de 69 anos de Sehnde foi vítima destas tentativas de fraude.

Particularmente pérfido: os perpetradores colocam bolos e flores em frente às portas das vítimas para aparecerem como “vizinhos amigáveis” antes de iniciarem a fraude. No final, a idosa deverá entregar enormes quantias de dinheiro a um suposto policial. A polícia já prendeu um homem de 23 anos em Oldenburg neste contexto; Ele é suspeito de fazer parte de um grupo de perpetradores que assediam ativamente pessoas idosas.

Como os fraudadores operam

Em muitos casos, os fraudadores utilizam tecnologia moderna para criar a aparência de autenticidade. Às vezes, eles até exibem carteiras de identidade policiais falsas e usam números de emergência da polícia ou números locais para que as vítimas acreditem que estão realmente falando com as autoridades. Os perpetradores muitas vezes querem que as partes lesadas entreguem seus objetos de valor a outras pessoas desconhecidas que também se passam por policiais - um golpe complicado, de acordo com Conselho policial é generalizado.

O Gabinete Federal para a Segurança da Informação (BSI) mostra um aumento de mais de 50 por cento na fraude cibernética contra pessoas idosas em 2023. Os fraudadores estão cada vez mais concentrados na banca online e na utilização de ataques de phishing para obter dados sensíveis de idosos. Isto representa um grande desafio, uma vez que muitas pessoas mais velhas têm muitas vezes dificuldades para adquirir as competências bancárias online necessárias, o que as torna particularmente vulneráveis.

É assim que os idosos podem se proteger

A polícia recomenda fortemente: Não deixe estranhos entrarem no seu apartamento e peça a todos os funcionários que apresentem um cartão de identificação. Em caso de dúvida, é aconselhável contactar diretamente a autoridade através do número de telefone conhecido. É importante não revelar quaisquer detalhes financeiros ao telefone e simplesmente desligar se sentir pressão. Se você se sentir desconfortável em tal situação, definitivamente deveria procurar ajuda de vizinhos ou amigos.

Além disso, golpistas de porta em porta se passando por artesãos ou empresários também atuam na região. Muitas vezes tentam vender produtos ou serviços superfaturados. Os idosos devem reagir com força a visitantes intrusivos e não assinar supostos presentes. Se você fizer os preparativos certos e permanecer vigilante, poderá se proteger melhor contra esses monstros.

Aumentar a conscientização sobre essas fraudes é muito importante, pois pode ter um impacto enorme na sensação de segurança dos idosos. O Programa de Prevenção ao Crime Policial (ProPK) oferece informações e suporte abrangentes. A brochura “Viver em Segurança: Guia para Idosos e Jovens de Coração” com dicas úteis também está disponível. Mantenha-se informado, vigilante e ajude a fortalecer o sentimento de segurança da geração mais velha.