Hildesheim decola: Novo modelo 3D revoluciona o planejamento urbano!
Hildesheim lançará um modelo de cidade 3D em 2024 como parte do projeto Smart City para a transformação digital da infraestrutura urbana.

Hildesheim decola: Novo modelo 3D revoluciona o planejamento urbano!
Um projeto verdadeiramente notável foi colocado em prática hoje na bela cidade de Hildesheim: a introdução de um modelo tridimensional da cidade, que emergiu de um abrangente levantamento fotográfico aéreo na primavera de 2024. Como o Imprensa de Hildesheim relata, esta obra-prima digital serve de base para futuras aplicações e processos de planejamento na cidade. Uma gama de aplicações particularmente interessante são os gêmeos digitais, que representarão virtualmente a verdadeira Hildesheim. Isto não é apenas um passo em direção ao futuro digital, mas também uma contribuição para o desenvolvimento urbano sustentável.
O modelo 3D não é apenas um destaque técnico, mas também uma ferramenta versátil. É utilizado, entre outras coisas, para planejamento urbano, adaptação climática e otimização de tráfego. A administração da cidade usou fotografias aéreas verticais e oblíquas de alta resolução, bem como varreduras a laser, para criar uma imagem realista de Hildesheim. O resultado deste trabalho pode ser encontrado no geoportal da cidade em “Hildesheim visto do ar e em 3D”.
Opções de exploração interativa
O novo modelo oferece diferentes modos de visualização que permitem explorar a cidade de diferentes maneiras. A vista tridimensional interativa convida você a explorar Hildesheim virtualmente, enquanto a vista superior bidimensional fornece detalhes precisos. Além disso, estão disponíveis vistas aéreas oblíquas realistas de 45° em quatro direções. Este modelo é um benefício real para planeadores especializados, decisores e cidadãos interessados. Se desejar obter mais informações, também pode aceder a informações adicionais sobre edifícios individuais, como moradas e tipos de utilização.
Claro, um computador poderoso é recomendado se você quiser explorar todo o potencial dessas visualizações impressionantes. Esta inovação digital estabelece as bases para um desenvolvimento urbano orientado para o futuro.
Uma olhada em outras cidades
Mas Hildesheim não está sozinho. Um modelo de cidade 3D também foi desenvolvido em Kassel que permite aos cidadãos explorar dados urbanos e participar ativamente nos processos de planeamento. De acordo com o Cidade de Kassel A construção deste modelo começou há cerca de 15 anos e foi desenvolvida detalhadamente em diversas etapas de expansão. Com cerca de 60.000 objetos de construção 3D, pontos de informação sobre arborização urbana e até integração de obras de arte, este modelo é um excelente exemplo de planeamento urbano inovador.
Estas abordagens mostram como os gémeos digitais não só tornam a sua própria cidade mais tangível, mas também envolvem ativamente os cidadãos no desenvolvimento urbano. Isto não só permite um planeamento mais preciso, mas também promove a compreensão e aceitação das mudanças no seu próprio bairro.
Neste contexto, foi fundado o grupo de trabalho “Urban Digital Twins” Diálogo Cidade Inteligente explicou. Promove o intercâmbio entre diferentes cidades e os seus projetos, a fim de estabelecer um entendimento comum sobre a utilização de gémeos digitais urbanos no desenvolvimento urbano. A troca de conhecimento é transparente para todos os municípios e promove soluções cooperativas para desafios semelhantes.
Globalmente, mostra que os modelos de cidades digitais não são apenas uma tendência tecnológica, mas também contribuem decisivamente para tornar as cidades preparadas para o futuro e permitir que os cidadãos desempenhem um papel activo no desenvolvimento urbano.