A alfândega encontra 600 quilos de cocaína no porto de Hamburgo – o crime relacionado às drogas ataca!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A alfândega apreende 600 kg de cocaína no porto de Hamburgo. Novo centro de segurança portuária fortalece o combate internacional às drogas.

Zoll sichert 600 kg Kokain im Hamburger Hafen. Neuer Hafensicherheitszentrum stärkt internationale Drogenbekämpfung.
A alfândega apreende 600 kg de cocaína no porto de Hamburgo. Novo centro de segurança portuária fortalece o combate internacional às drogas.

A alfândega encontra 600 quilos de cocaína no porto de Hamburgo – o crime relacionado às drogas ataca!

A forma como tantas drogas podem ser contrabandeadas para fora do porto de Hamburgo é um mistério que as autoridades estão a tentar resolver. Hoje foi anunciado que a alfândega apreendeu quase 600 quilos de cocaína no porto de Hamburgo. Como Sat1 Regional informou, o valor de mercado destas drogas ronda os 24 milhões de euros! A descoberta aconteceu na última quarta-feira, quando a droga foi descoberta escondida em um palete dentro de um contêiner de frutas vindo da América do Sul. A coisa toda começou com uma dica da República Dominicana.

Nos últimos meses já houve indícios de uma possível ligação com uma descoberta de droga na Saxónia no final de 2024, na qual foram encontrados 590 quilogramas de cocaína em caixas de bananas em Grimma. Na época, um gerente da fábrica informou a polícia ao ver pacotes suspeitos nos paletes. Até agora, no entanto, não houve prisões relacionadas à descoberta atual.

Aumentar a segurança no porto de Hamburgo

O problema das drogas não é apenas uma questão local, mas também internacional. Hamburgo, sendo o terceiro maior porto da Europa, está particularmente no centro do contrabando internacional de importação de drogas. Para estar mais bem preparado para enfrentar estes desafios no futuro, foi inaugurado o novo centro de segurança portuária (HSZ). O Senador do Interior Andy Grote e representantes de alto escalão da polícia e da alfândega estiveram presentes na cerimónia de abertura. A HSZ visa reforçar a segurança no porto de Hamburgo através de uma estreita cooperação entre várias autoridades responsáveis ​​pela aplicação da lei e pelo controlo. Como Porto de Hamburgo Alegadamente, está também a ser procurado um sistema de informação melhorado, a fim de reduzir de forma mais eficaz a criminalidade relacionada com a droga.

O Chefe de Polícia Falk Schnabel enfatiza a necessidade de tomar medidas decisivas contra o contrabando de drogas. Com um portal de denúncias recentemente introduzido, os funcionários portuários poderão enviar relatórios anónimos sobre observações suspeitas. Uma campanha da polícia de Hamburgo também alerta contra tentativas de recrutamento por parte de organizações criminosas.

Desafios internacionais na luta contra as drogas

O combate à criminalidade relacionada com a droga constitui um grande desafio para a comunidade internacional. Cerca de 500 mil milhões de dólares por ano no comércio global de drogas apoiam o crime organizado e desestabilizam países, ao mesmo tempo que põem em perigo a saúde pública. A Alemanha, juntamente com a UE, está a seguir uma abordagem abrangente na luta contra o tráfico internacional de droga Ministério das Relações Exteriores comunica. A tónica está na cooperação policial e no desenvolvimento de instituições nos países afectados, porque as medidas repressivas por si só não são suficientes.

É claro que a comunidade internacional deve trabalhar em conjunto para criar alternativas para grupos vulneráveis ​​e reduzir o comércio ilegal de drogas. Esta é a única forma de podermos enfrentar o problema de forma sustentável e aumentar a segurança nas nossas cidades.