A colheita da framboesa já começou: os produtos frescos do norte da Alemanha estão a conquistar os campos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A colheita da framboesa na Baixa Saxônia começa ao ar livre. O cultivo protegido leva a melhor qualidade e equilíbrio de CO₂.

Himbeerernte in Niedersachsen startet im Freiland. Geschützter Anbau führt zu besserer Qualität und CO₂-Bilanz.
A colheita da framboesa na Baixa Saxônia começa ao ar livre. O cultivo protegido leva a melhor qualidade e equilíbrio de CO₂.

A colheita da framboesa já começou: os produtos frescos do norte da Alemanha estão a conquistar os campos!

Chegou aquela hora novamente no norte da Alemanha: a colheita da framboesa começou! Os trabalhos de colheita estão actualmente a iniciar-se nas plantações e nos campos de auto-colheita, depois de as primeiras formas de cultivo protegidas, como os politúneis, terem produzido frutos desde Maio. Este relatório Jornal distrital semanal.

A Câmara de Agricultura da Baixa Saxônia fornece informações sobre a colheita, que agora está realmente acontecendo tanto em túneis quanto em campo aberto. Com os novos métodos de cultivo, as framboesas podem agora ser colhidas de maio a setembro, o que torna o cultivo significativamente mais flexível. A região em torno de Vechta e a área de Stader Geest em particular são consideradas centros de cultivo de framboesa na Baixa Saxônia, onde as condições são ideais.

A auto-colheita é muito popular

Particularmente populares são os campos “faça você mesmo” que estão surgindo nas áreas urbanas. Aqui, os consumidores também aceitam viagens mais longas para colherem eles próprios as framboesas frescas. Afinal, as framboesas locais não só têm um melhor equilíbrio de CO₂, como também requerem menos água em comparação com as importações de países rebuscados como Espanha ou Marrocos. Alto Rede de frutas A colheita em cultivo protegido aumentou nos últimos anos: em 2023, foram colhidas 782 toneladas de framboesas em cultivo protegido, enquanto 117 toneladas foram colhidas ao ar livre.

No que diz respeito ao número de empresas, também aqui houve algumas alterações. 37 empresas produziram framboesas em 48 hectares ao ar livre em 2023, enquanto um total de 16 empresas plantaram framboesas em 63 hectares sob cultivo protegido. Isto mostra uma tendência clara para o cultivo protegido, a fim de poder controlar melhor as quantidades e a qualidade da colheita. Felix Koschnick, chefe da estação experimental de frutos de baga em Langförden, descreve as vantagens do cultivo protegido, que permite rendimentos mais independentes do clima.

Época de colheita de muitos tipos de frutas

No entanto, a colheita da framboesa não é a única coisa que mantém ocupados os agricultores do norte da Alemanha. A colheita do mirtilo também começa agora em campo aberto e em campos de colheita própria, enquanto a colheita de grãos começa com a cevada de inverno. A colheita de espargos de 2025 na Baixa Saxónia apresenta uma qualidade agradável, mas quantidades de colheita ligeiramente inferiores às esperadas. Esta diversidade na colheita mostra quão dinâmica é a agricultura local e como se adapta às condições em mudança.

Globalmente, pode dizer-se que o cultivo da framboesa no norte da Alemanha não só faz sentido do ponto de vista ecológico, mas também representa um grande exemplo da tendência para o regionalismo. Qualquer pessoa que se aventure no campo agora pode colher framboesas frescas diretamente do mato e, ao mesmo tempo, dar um importante contributo para a redução das emissões de CO₂. Aqui se aplica o seguinte: deliciosas framboesas frescas diretamente da região não são apenas um prazer, mas também uma consciência tranquila.