Alerta de calor para a Baixa Saxônia: como se proteger do perigo!
Altas temperaturas na Baixa Saxônia em 1º de julho de 2025: avisos meteorológicos, perigo de UV e dicas para lidar com o calor.

Alerta de calor para a Baixa Saxônia: como se proteger do perigo!
As temperaturas na Alemanha estão subindo para níveis recordes esta semana e podem atingir máximos regionais de até 39 graus. O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) alertou urgentemente que as regiões central e ocidental da Baixa Saxónia, em particular, enfrentam uma onda de calor que aumenta o risco para a saúde de muitas pessoas. Como butenunbinnen.de relatado, o alerta hoje se aplica a áreas de até 200 metros de altura e afeta principalmente o centro da Baixa Saxônia e Bremen.
As noites tropicais são particularmente perigosas quando as temperaturas não caem abaixo de 20 graus. A onda de calor vai tornar-se cada vez mais intensa a partir de segunda-feira, prevendo-se temperaturas até 37 graus em algumas das regiões afetadas. Na Baixa Saxônia e em Bremen, é recomendado ficar na sombra, especialmente até as 16h. “A proteção solar é obrigatória”, alertam os especialistas em meteorologia e aconselham evitar a luz solar direta durante a parte mais quente do dia.
Riscos para a saúde e medidas preventivas
As altas temperaturas representam um sério risco à saúde. As autoridades de saúde alertam que os idosos e as pessoas com doenças pré-existentes, como doenças cardiovasculares, diabetes ou problemas respiratórios, estão particularmente em risco na próxima onda de calor. O conhecido zdfheute.de informa que só o calor na Alemanha custou a vida de mais de 9.100 pessoas em 2022 – mais do que acidentes de trânsito e uso de drogas juntos. Estas estatísticas assustadoras sublinham a necessidade de cuidar de si e dos outros.
Algumas medidas simples podem ajudá-lo a lidar melhor com a onda de calor. Isso inclui beber o suficiente – são recomendados 2 a 3 litros por dia. Se possível, o esforço físico deve ser adiado para as horas mais frias da manhã ou da noite. As pessoas devem enganar o ambiente, por exemplo, tomando banhos mornos ou toalhas molhadas; Até roupas leves podem fazer maravilhas. Também é importante discutir a sua própria lista de medicamentos no que diz respeito à capacidade de regulação do calor antes de visitar o médico.
Perigo de incêndios florestais e mudanças nas condições climáticas
Mas não são apenas os riscos para a saúde relacionados com o calor que causam preocupação: em voz alta tagesschau.de O distrito de Göttingen alerta mesmo para um risco acrescido de incêndios florestais. Faíscas únicas podem causar incêndios devastadores aqui. Prestar atenção é o ponto principal aqui: os cigarros não devem ser jogados fora e os carros não devem ser estacionados na grama seca! O calor e a seca também aumentam o risco de escassez de água em muitas regiões, o que leva a autodecretos para conservar a água.
O tão esperado resfriamento pode chegar na forma de trovoadas na quarta-feira, quando o tempo começar a mudar, trazendo fortes chuvas e possivelmente tempestades. Depois disso, a partir de sexta-feira, o resfriamento também é esperado nas regiões Leste e Sudeste. Mas até lá, é importante sobreviver às altas temperaturas com decisões inteligentes. Fique na sombra, mantenha-se hidratado e ajude quem precisa do seu bairro! Isso garante uma boa convivência e ajuda a sobreviver bem à onda de calor.