Os fraudadores atacam Lüneburg: carros de alta qualidade roubados através de falsificações!
Dois homens em Lüneburg condenados por fraude com identidades falsas e recibos de pagamento manipulados.

Os fraudadores atacam Lüneburg: carros de alta qualidade roubados através de falsificações!
Em Lüneburg, dois homens foram condenados pelo tribunal regional por fraude – as penas variam entre dois anos e oito meses e três anos e dez meses. Os homens obviamente tinham boas intenções quando entraram furtivamente em várias concessionárias de automóveis na Baixa Saxônia e em Hamburgo. Enganaram os vendedores com documentos de identificação falsos e manipularam recibos de vencimento para obterem sete veículos de elevada qualidade com um valor total de cerca de 280 mil euros. Eles estavam apenas marginalmente interessados no chamado “pagamento em prestações” – nenhum pagamento foi feito e, em vez disso, os carros foram revendidos na Internet. Os dois fraudadores foram finalmente localizados por um policial que organizou uma compra fictícia e assim conseguiu condenar os homens, como relata NDR.
Mas isso é apenas a ponta do iceberg da fraude. O pano de fundo é uma gangue profissional que já atacou diversas vezes no norte da Alemanha. Um dos condenados, Saso B., conseguiu identificar-se com um passaporte dinamarquês falso no cartório de registo de residentes de Bleckede no ano passado. Ele só falava um alemão ruim, mas os funcionários aceitaram a carteira de identidade sem questionar. Seu golpe? Não importa a sua idade, não importa de onde você vem, desde que os documentos estejam corretos. Juntamente com Nenad R., que apareceu com nome falso e passaporte holandês, o grupo de fraudadores sérvios e eslovenos mobilizou e encomendou carros novos em várias cidades, como [Landeszeitung](https://www.landeszeitung.de/lokales/lueneburg-lk/lueneburg/amt-akceptiert-gefaelschte-paesse-auto Schieberbande-hat-leichtes-spiel-JLUCGBBQKRA3BA7RNV2OFZLO4E.html) relatado.
Uma rede complexa
Esses fraudadores desenvolveram uma certa habilidade: um cuida dos documentos falsificados, outro coordena as ações e os outros verificam se seus esquemas foram aceitos pelas autoridades. Eles não estavam limitados apenas a Lüneburg, mas também atuavam em outras cidades, como Friesoyte, Hamburgo, Bremen e Uelzen. A demanda por carros novos era alta e algumas concessionárias liberaram os carros antes do financiamento ser acordado. Um vendedor conduziu um VW Touareg, embora o Banco Volkswagen ainda não tivesse dado a sua aprovação - o que acabou por levar a polícia a ser alertada.
As brincadeiras dos fraudadores mostram como os esquemas de fraude se tornaram diversificados e profissionais na Alemanha. De acordo com o BKA, foram registados mais de 743.472 casos de fraude em 2024. O número de casos não denunciados é provavelmente muito superior, uma vez que apenas cerca de 20% de todos os crimes de fraude são denunciados. Mas a polícia está a reagir e a contar com uma maior cooperação internacional e medidas preventivas.
Um olhar para o futuro
O contexto das fraudes é chocante: os investigadores contaram mais de 500.000 casos provenientes do estrangeiro no ano passado, com um certo foco na fraude em centros de atendimento telefónico, em que os perpetradores se passam por familiares ou funcionários públicos e, assim, abusam da confiança das vítimas. Com uma gama tão ampla de possibilidades, a fraude continua a ser um fenómeno criminal fundamental e é claro que tanto as autoridades como os concessionários automóveis são obrigados a coibir tais esquemas e a proteger os potenciais compradores dos nossos olhos.
Após as últimas negociações, as próximas datas de julgamento de Saso B. e Nenad R. já foram marcadas, enquanto as investigações contra outros membros de gangues estão em pleno andamento. O tempo dirá se o atacante ou a parte lesada triunfará no final.