Placa de bronze para jardim reformado: Proteção do monumento homenageia Gut Barendorf
Em 3 de julho de 2025, o DSD de Lüneburg apresentará uma placa de bronze para os monumentos restaurados no jardim reformado de Gut Barendorf.

Placa de bronze para jardim reformado: Proteção do monumento homenageia Gut Barendorf
No norte da Alemanha, mais precisamente perto de Lüneburg, um evento muito especial será celebrado na próxima quinta-feira, 3 de julho de 2025. O jardim reformado de Gut Barendorf recebe uma placa de bronze Fundação Alemã de Proteção de Monumentos (DSD), que homenageia o grande empenho dos proprietários do monumento, Kai Lafrenz e Ulrich Völkmann. O professor Dr. Paul Georg Lankisch, curador local do DSD, entregará a placa, que lembra o compromisso dos patrocinadores privados.
O DSD é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 1985 e se dedica à preservação do patrimônio cultural na Alemanha. O seu apoio teve um impacto significativo em Gut Barendorf nos últimos anos, uma vez que o jardim de reforma é apenas um dos mais de 560 projetos de financiamento tornados possíveis na Baixa Saxónia através de doações privadas e do GlücksSpirale. Estas iniciativas visam valorizar e preservar o património cultural, como o DSD enfatizou.
Um pedaço de história
A propriedade Barendorf, fundada em 1850 por Conrad von Dassel, pode relembrar uma história agitada. Depois que o banqueiro Heinrich Bockelmann adquiriu a propriedade em 1918, ele mandou redesenhar o parque - uma decisão que ainda hoje deixa vestígios visíveis. Em 2017, os jardins e a villa foram finalmente colocados sob protecção monumental.
Durante a extensa renovação, foi dada especial atenção à reconstrução do jardim reformado. Isto inclui também o lago para nadar e o balneário, que agora brilham com novo esplendor. O lago balnear tem cerca de 50 metros de comprimento e caracteriza-se pelo seu desenho formal. O pequeno balneário com cobertura curva de telhas também foi revitalizado e convida os visitantes a desfrutar deste local de relaxamento.
Um olhar para o futuro
A apresentação da placa de bronze não é apenas um sinal do trabalho realizado, mas também uma motivação para o futuro apoio ao monumento cultural. É um apelo a todos para que continuem a trabalhar para a preservação de locais que valem a pena proteger e para preservar o património cultural para as gerações futuras.
O DSD, que celebra este ano o seu 40º aniversário, está também a planear diversas atividades para sensibilizar o público para a proteção de monumentos, como o anual “Dia do Monumento Aberto”. Isto deixa clara a importante missão da fundação, que existe não só a nível nacional, mas também a nível internacional, como explica o DSD como ponto de contacto central para organizações como a UNESCO fortalecimento dos bens culturais.
No geral, o compromisso com a reforma do jardim de Gut Barendorf mostra que a proteção de monumentos não é apenas uma obrigação legal, mas também uma responsabilidade social que afeta a todos. Isto faz deste lugar não apenas um pedaço de história, mas também um exemplo vivo do futuro do património cultural na Alemanha.